MEIO AMBIENTE

"Dia do Manguezal" terá oficinas, teatro, vídeos e limpeza

O Dia Internacional e Municipal do Manguezal será celebrado na próxima quarta-feira (26).

Em 24/07/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. Situado na região Noroeste da cidade, o ecossistema recobre 92,66% da Estação Ecológica do Lameirão, que ocupa uma área de 891,83 hectares.

Abordagem educativa, limpeza da orla do manguezal, oficinas, rodas de conversa, sessão de vídeo e apresentação de teatro. Essas ações fazem parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para as comemorações ao Dia Internacional e Municipal do Manguezal, celebrado na próxima quarta-feira (26).

>> Programa auxilia no cuidado com a fonte verde de vida
>> Amazônia tem redução em áreas sob alerta de desmatamento

Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. Situado na região Noroeste da cidade, o ecossistema recobre 92,66% da Estação Ecológica do Lameirão, que ocupa uma área de 891,83 hectares.

"Os manguezais são de grande importância para a fauna aquática, abrigando uma enorme diversidade de animais, que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. Tendo também relevância econômica para os moradores das comunidades que margeiam os manguezais", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Programação

A programação tem início, nesta segunda-feira (24), com atividades no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, localizado na Ilha das Caieiras. Das 8h às 11h e das 14h às 16h30, serão desenvolvidas diversas ações educativas com os estudantes, como oficinas de confecção de placas informativas e orientativas com a comunidade escolar - alunos e seus familiares em parceria com docentes e profissionais da escola.

As placas serão afixadas ao redor do manguezal visando chamar a atenção para os cuidados necessários a sua manutenção. Ainda na segunda-feira (24), no mesmo período, serão realizadas rodas de conversa com a bióloga da VPorts, Cleinildi Santana Domiciano, e com um catador de caranguejo; atividade lúdica com um caranguejo gigante; sessão de minivídeo com o tema Mágico Manguezal; jogo da memória por meio do portal InterageVix; e apresentação de teatro.

Caminhada

Na quarta-feira (26), no período das 8h às 12h e das 14h às 17h, estão programadas uma caminhada ambiental pelo bairro São Pedro visando alertar à população sobre a importância de cuidar do ecossistema.

Também ocorrerá, neste dia, durante o período da manhã, das 8h às 12h, no parque Baía Noroeste, uma grande ação de limpeza coletiva por terra e água envolvendo os catadores de caranguejos, Ongs, coletivos, artesãos do projeto Fazendo Arte, grupos organizados, bombeiros, agentes de Proteção Ambiental, estudantes e coletores de resíduos.

Ainda para chamar a atenção sobre a importância do mangue, na quarta-feira (26) também terá início uma campanha educativa virtual nas redes sociais da Prefeitura de Vitória com o tema "Manguezal de Vitória: É importante conhecer para preservar".

Resolução nº 38/66

Em 2015, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Resolução nº 38/66, instituiu o dia 26 de julho como o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Em Vitória, desde 2014, essa data é comemorada por meio da Lei Municipal nº 8.606/2013, fortalecida pelos movimentos mundiais que buscam evidenciar ainda mais a importância desse ecossistema.

O manguezal de Vitória

Vitória possui aproximadamente 11 km² de área de manguezal, ecossistema estuarino, que se desenvolve no encontro das águas dos rios com o mar, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.

O manguezal é muito importante para o equilíbrio ecológico por ser um local favorável ao desenvolvimento de diversas espécies da fauna, incluindo espécies residentes, semirresidentes e visitantes que utilizam o ecossistema como local de refúgio, reprodução e desenvolvimento dos filhotes até a idade juvenil, quando migram para o mar, retornando na fase adulta em épocas de reprodução. Por isso, é considerado o berçário do mar. O manguezal possui também uma rica flora, permanentemente verde, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.

O manguezal também é importante pelos recursos naturais que produz e que serve de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são também a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta, famosos em todo o Brasil.

Do manguezal também é extraído o tanino, retirado da casca de uma de suas espécies, o mangue vermelho (Rhizophora mangle L.), e utilizado na confecção das panelas de barro, um dos orgulhos da cultura local.

Economicamente falando, o manguezal produz espécies comerciais importantes para o setor pesqueiro e por sua produção de biomassa (matéria orgânica) que, por meio das marés, é levada à região costeira e à marinha, dando suporte para a cadeia alimentar das regiões litorâneas.

Devido a importância ambiental, social, cultural e econômica do manguezal, a Prefeitura de Vitória realiza diversas ações de proteção e recuperação desse ecossistema, que incluem a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e as áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas franjas da orla).

Leia também:

Programa auxilia no cuidado com a fonte verde de vida
Amazônia tem redução em áreas sob alerta de desmatamento
Perda de florestas tropicais primárias aumentou 15% no Brasil
Vale lança pedra fundamental do Parque Costeiro em Camburi
Governo lança concessão para recuperação da Mata Atlântica
Cachoeiro doa 110 mudas para plantio na região do Itabira
Guarapari realiza palestras no Mês do Meio Ambiente
Guarapari realiza plantio de mudas em Escola Municipal
PMV e Baleia Jubarte firmam acordo para ações de educação
Desmatamento no Brasil cresceu 22% no ano passado
Força-tarefa destrói dez garimpos ilegais na Amazônia

TAGS:
VITÓRIA | PROGRAMA | CUIDADO | FMANGUEZAL | LIMPEZA | TEATRO