SAÚDE

Dia Mundial do Câncer de Ovário, uma doença silenciosa

Segundo o Inca, em 2021, a incidência de casos da doença foi de 4,93 casos para cada 100 mil mulheres, no ES.

Em 09/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Unimed Vitória

Herança genética, condições hormonais e excesso de peso são fatores de risco que podem estar relacionados ao surgimento da doença.

Como forma de promover a conscientização em escala global e reforçar a importância de as mulheres manterem em dia os exames de rotina, o dia 8 de maio foi a data escolhida como o "Dia Mundial do Câncer de Ovário". De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2021, a incidência de casos de câncer de ovário (ou neoplasia maligna do ovário) foi de 4,93 casos para cada 100 mil mulheres no Espírito Santo.

Ainda segundo estatísticas do Inca, até o final deste ano o país deve registrar cerca de 6.650 casos de câncer de ovário, sendo o terceiro tumor ginecológico mais comum entre as mulheres. A ginecologista da Unimed Vitória Anna Bimbato alerta que o corpo dá alguns sinais que devem ser observados: “quando está num estágio mais avançado, esse tipo de câncer apresenta sintomas como aumento do abdome, dores abdominais e falta de ar. O diagnóstico é um grande desafio”.   

Existem mais de dez tipos de câncer de ovário. O surgimento parte do crescimento e multiplicação de diferentes células encontradas no órgão. Alguns fatores de risco que podem estar relacionados ao surgimento da doença são: herança genética, condições hormonais e excesso de peso. É importante lembrar que o exame de Papanicolau não é eficaz para o diagnóstico do câncer. O ideal é a mulher ir ao ginecologista regularmente e examinar os casos suspeitos. Para a confirmação, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem.

A especialista alerta que manter um estilo de vida saudável, controlar o peso e fazer visitas regulares ao médico são medidas que ajudam a prevenir o câncer de ovário.

“O tratamento deve ser individualizado. Pode ser necessário realizar cirurgia ou tratamento com quimioterapia e radioterapia. Após tratada, a doença pode voltar e o acompanhamento deverá ser feito por toda vida”. (Por Marcella Andrade - AsImp)

Leia também:

Covid-19: Brasil tem 6.006 casos e 13 mortes em 24 horas
Restrições anticovid fazem de Pequim uma cidade fantasma
Estudo da USP identifica substância capaz de conter Parkinson
Doenças inflamatórias intestinais crescem quase 15% ao ano
Combate à dengue é intensificado na região norte do Estado
Faculdade Doctum Serra realiza a "Semana de Enfermagem"
Vacinação noturna em Vila Velha nos dias 10, 11 e 12 de maio
Saúde investiga casos suspeitos de hepatite em crianças
Vacinação contra Covid e Influenza permanece em Vila Velha
Planos de saúde superam 49 milhões de beneficiários no país
Cariacica terá vacinação sem agendamento neste sábado (7)

TAGS:
CÂNCER | DOENÇA | OVÁRIO | CASOS | ÓINCA | SILENCIOSA