CIDADE

Diversão e aprendizado no Dia Nacional do Idoso em Linhares

Para garantir a promoção à saúde, idosos se divertiram, participaram de palestras e sorteios.

Em 28/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos: Felipe Reis-Ascom/PML

A diretora do Naps, avaliou a iniciativa como importante, pois, além de fazer alusão à data, as ações de promoção e prevenção à saúde do idoso são fundamentais para estimular as políticas públicas do setor “a essa população específica”.

Um grupo animado de vovôs e vovós de Linhares comemorou, nesta segunda-feira, o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro. Foi durante uma programação promovida pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, com os assistidos pelo Programa Municipal de Atenção à Saúde do Idoso, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Colina.

No evento para garantir a promoção e a prevenção à saúde, os idosos se divertiram, ouviram palestras e participaram de diversos sorteios, além de desfrutarem de um coffee break.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, avaliou a iniciativa como importante, pois, além de fazer alusão à data, as ações de promoção e prevenção à saúde do idoso são fundamentais para estimular as políticas públicas do setor “a essa população específica”. Lembrou que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado, e é importante envelhecer com qualidade de vida.

Ao acompanhar a programação, o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou as atividades realizadas pelo programa voltado à saúde do idoso e a justa homenagem prestada.

“Temos desenvolvido políticas públicas para buscar sempre a qualidade de vida da nossa população. Com a camada da melhor idade não é diferente. Ficamos felizes com a alegria e a sabedoria dos nossos idosos, o que é contagiante. Sempre aprendemos muito com eles”, disse.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, representou o prefeito Guerino Zanon no evento.

“É importante a adoção de políticas públicas voltadas para o idoso que durante toda a vida trabalhou e cuidou de sua família, e, neste momento, é muito justo que todos nós também cuidemos dessas pessoas”. Acrescentou que eventos dessa natureza vêm coroar e justificar a importância do idoso para a sociedade.

Dona Francisca Maria Monteiro Guimarães, 75 anos, participou da festa, e revelou estar presente em todos os eventos do programa do Naps.

“A dedicação deles com os idosos é maravilhosa. Foi mais um momento agradável e divertido”, disse.

Seu Manoel Pedro de Souza Filho, 84 anos, gostou muito do encontro.

“Trabalho bem feito realizado aqui. Todos trabalham bem. São muito atenciosos”, testemunhou.

Palestras

O advogado e professor Bernardo Augusto Gomes Rodrigues palestrou sobre os Direitos dos Idosos. Lembrou sobre os benefícios previstos no Estatuto do Idoso. Entre eles, o direito do transporte gratuito, da meia entrada em eventos e ao percentual de três por cento que tem de ser reservado aos idosos quando da construção de casas em programas habitacionais.

“São direitos que os idosos devem buscar. Em caso de negativa, podem recorrer ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Rede Municipal ou mesmo a um advogado particular”, recomendou.

O tema Saúde dos Idosos foi abordado pelo médico do programa do Naps, geriatra Wesley Álvares de Oliveira. Ele falou da necessidade de atividades diárias para cuidar do corpo e da mente, a atenção com a alimentação, entre outras orientações, para o equilíbrio da saúde na chamada melhor idade.

“Vivam, e vivam bem, pois a vida passa rápido”, aconselhou.

O evento foi abrilhantado ainda pelo grupo de dança do Projeto Vivenciarte, comandado pelo professor Samuel Roni. O presidente da Câmara de Linhares, vereador Roque Chile, também prestigiou a programação alusiva ao Dia Nacional do Idoso promovida pelo Naps.

Programa

Existem duas formas de ingresso no Programa Municipal de Atenção à Saúde do Idoso. Na primeira, basta o paciente ter acima de 80 anos. Nesta idade, recebe diretamente a assistência do programa do Naps, no Bairro Colina, antigo Hospital Talma.

A outra forma abrange idosos de 60 a 69 anos de idade que são encaminhados pela unidade de saúde do bairro onde residem. O encaminhamento é feito quando os idosos preenchem os seguintes requisitos: fazem uso de muitos medicamentos (cinco, no mínimo); é portador de diferentes doenças (cinco, pelo menos); e ser portador de doenças como Alzheimer ou Mal de Parkinson. Atualmente, mais de 500 idosos são beneficiados pelo programa. (Ascom/PML)

Leia também:

Central de serviços inicia semana com manutenção em Vitória
Servidores participam de palestra de prevenção ao suicídio
Procon multa empresas de internet que descumprem normas
Fiscalização impede ocupação irregular em Feu Rosa, Serra
Prefeitura de Serra adota modelo contemporâneo de gestão
> Ação educativa vai marcar Dia Nacional do Idoso em Linhares
Unidade Móvel do Empreendedor já atendeu 1.506 pessoas
Procon divulga pesquisa de preços para o Dias das Crianças
Serra assina termo de fomento com Projeto Vovô Chiquinho
Vila Velha entrega primeira pista de Pump Track à beira-mar
Vitória lança clube de benefícios em parceria com Sindbares

TAGS:
LINHARES | DIA NACIONAL DO IDOSO | NAPS | QUALIDADE DE VIDA | SAÚDE