EDUCAÇÃO

EMEF Soteco é a 1º a receber o programa Guarda Florestal

EMEF Soteco, em Viana, é a 1º escola do Estado a receber o programa Guarda Florestal.

Em 03/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor Andrade/PMViana

O programa inovador foi criando pelos Polícias Ambientais do Estado. Os agentes produziram materiais de educação ambiental para as crianças da escola, que foi a primeira do Espírito Santo a receber a ação dos policiais.

Durante a trajetória escolar, os alunos têm contato com as bases teóricas do meio ambiente. Entender a importância de cuidar da natureza faz parte do progresso da vida e aprendizado para eles se tornarem adultos conscientes, que farão o melhor para o planeta. Essa foi a lição do programa Guardas Florestais, ensinada para os alunos do município.

Na manhã de terça-feira (01), os alunos do 5º ano da EMEF Soteco visitaram o Parque Natural Rota das Garças com os agentes cabo Piveta e a soldado Naiara, que fazem parte do programa Guarda Florestal. A visita de campo foi realizada para concluir a formação das crianças como agentes ambientais, com o dever de zelar e cuidar do meio ambiente.

O programa inovador foi criando pelos Polícias Ambientais do Estado. Os agentes produziram materiais de educação ambiental para as crianças da escola, que foi a primeira do Espírito Santo a receber a ação dos policiais.

Durante quatro dias de aulas teóricas, os alunos aprenderam temas diferentes com os agentes, como: água, fauna, flora e resíduos sólidos. Nessa manhã, as crianças participaram da quinta e última etapa, onde elas colocaram em prática todos os ensinamentos que viram em sala de aula.

Cleiton Machado, de 13 anos, comentou que achou a aula de campo muito legal. Ele pôde conhecer animais e ter a oportunidade de plantar uma árvore.

“A aula foi muito legal! Tudo que o soldado ensinou na sala a gente viu aqui. É muito importante cuidar do meio ambiente, conhecer novos animais e plantar uma árvore. Vou ser um agente ambiental e cuidar de tudo”, disse o aluno.

Eles plantaram duas árvores e as nomearam de Soteco e Viana. Também conheceram características de animais silvestres, viram a importância da água e como deve descartar lixo corretamente. Os agentes comentaram sobre a ação realizada com os alunos.

“Nós trabalhamos especificamente como preservar a natureza, cuidar da água e plantar uma árvore. Assim, eles serão replicadores desses conhecimentos e passarão para outras crianças, gerando uma corrente do bem, em prol do meio ambiente”, destaca o cabo Piveta.

"Escolhemos o quinto ano porque eles conseguem fazer essa disseminação de forma mais abrangente. Eles já têm a experiência necessária para ensinar outras pessoas. Não só dentro da escola, mas para toda a comunidade. Por isso, estamos ensinando eles a serem Agentes Ambientais”, complementou a soldada Naiara. (Secom/PMViana)

Leia também:

Fapes investe em 290 bolsas para Mestrado e Doutorado
Estudantes lançam livros sobre o que viveram na pandemia
Estudantes da Rede Estadual se preparam para o Enem 2022
Rematrículas na rede de ensino podem ser feitas no tablet
Vila Velha oferece curso para formação de gestores escolares
Projeto de educação financeira ensina alunos poupar dinheiro
Alunos de Vitória conscientizam sobre Guarda de animais
Práticas restaurativas falam sobre respeito e empatia na escola
Professores de Nova Venécia recebem novos notebooks
Professora mostra a importância do afeto na alfabetização

TAGS:
VIANA | ESCOLA | PROGRAMA | GUARDA FLORESTAL | NATUREZA