EDUCAÇÃO

Rematrículas na rede de ensino podem ser feitas no tablet

Rematrículas na rede de ensino de Vitória começam nesta terça e podem ser feitas no tablet

Em 01/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O processo é totalmente online e pode ser feito de maneira independente, direto no ambiente virtual "Boletim Escolar Online".

A chamada agora é para os pais, mães e responsáveis pelas crianças e estudantes já matriculados na rede municipal de ensino de Vitória. Começa nesta terça-feira (1º de novembro) o prazo para rematrícula das crianças até o grupo 5, na Educação Infantil, até o 8º ano no Ensino Fundamental e até o 2º segmento intermediário na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo para a rematrícula vai até o dia 21 de novembro.

"As famílias e os estudantes que já são maiores de 18 anos devem ficar atentos a essas datas e fazer a rematrícula dentro do prazo, porque isso garante a continuidade das nossas crianças e estudantes na rede para o ano de 2023. Para os estudantes que receberam os tablets com internet para levar pra casa, é possível fazer a rematrícula pelo Boletim Online, dentro do aplicativo Vitória Online, que já está instalado em todos os equipamentos. Para as crianças e estudantes que não têm o tablet, o aplicativo pode ser baixado no celular. E quem preferir ir à escola, deve procurar a secretaria escolar a partir de hoje", orientou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Como fazer a rematrícula

O processo é totalmente online e pode ser feito de maneira independente, direto no ambiente virtual "Boletim Escolar Online", ao qual as famílias têm acesso tanto pelo aplicativo Vitória Online (ícone Boletim Online) ou por meio do endereço eletrônico vitoria.es.gov.br/boletim.

Outra forma de fazer a rematrícula é comparecer à unidade de ensino onde a criança ou o estudante está matriculado. Na secretaria, o servidor responsável pelo atendimento lançará os dados solicitados na rematrícula diretamente no Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Atualização de informações

Durante a rematrícula, são atualizadas as informações da criança ou do estudante, e da família, que impactam na articulação com a unidade de ensino, como atualização dos números de telefones de contato e outras formas de comunicação imediata e institucional; preenchimento de questionário socioeconômico; e atualização do endereço residencial.

Para comprovar a alteração do endereço, é necessário apresentar um comprovante recente, preferencialmente a conta de energia.

Transferência interna

Caso a família necessite de transferir a criança ou estudante para outra unidade de ensino da rede de Vitória, pode fazê-lo no momento da rematrícula. O resultado e a efetivação da transferência interna dependerão de vaga disponível na unidade pleiteada.

A portaria completa, com todas as informações sobre a rematrícula, está no Diário Oficial desta terça-feira (1º), e pode ser acessado aqui.

Novas vagas

Para as novas matrículas, as famílias devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima do endereço da família e fazer o pré-cadastro no Sistema de Gestão Escolar, que já está aberto.

A efetivação de matrículas para novas vagas na rede municipal de ensino será de 05 a 20 de dezembro para a Educação Infantil e de 18 a 31 de janeiro do próximo ano para o Ensino Fundamental. A chamada é feita a partir da ordem de prioridade no cadastro feito no SGE.

Para fazer o cadastro, é preciso apresentar:

  • Comprovante de residência em Vitória, original e atual, preferencialmente a conta de energia, em nome do pai ou da mãe, ou do responsável legal;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • CPF da criança, caso possua;
  • CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal. (Secom/PMV)

Leia também:

Vila Velha oferece curso para formação de gestores escolares
Projeto de educação financeira ensina alunos poupar dinheiro
Alunos de Vitória conscientizam sobre Guarda de animais
Práticas restaurativas falam sobre respeito e empatia na escola
Professores de Nova Venécia recebem novos notebooks
Professora mostra a importância do afeto na alfabetização
Aracruz oferece vagas de curso de garçom para moradores
Rematrículas nas escolas de Cariacica começam na terça (1º)
Livro com textos de alunos e professores é destaque em Feira
Sedu Serra inicia processo de chamada pública escolar

TAGS:
VITÓRIA | REDE DE ENSINO | TABLET | REMATRÍCULA | ONLINE