MEIO AMBIENTE

ES terá programa de recuperação de Jacarés-do-Papo-Amarelo

Protocolo de Intenções marca início do programa de monitoramento e conservação da espécie.

Em 24/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão

O Protocolo tem como objetivo estabelecer cooperação técnico-científica para desenvolver um programa de monitoramento e conservação da espécie e seus habitats​.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

Uma iniciativa inédita está sendo lançada no Espírito Santo para proteger os jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) e seus ambientes naturais. A ArcelorMittal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Instituto Marcos Daniel (IMD) assinaram um Protocolo de Intenções que marca o início de um programa pioneiro de monitoramento e conservação da espécie. A formalização ocorreu no último dia 23, durante inauguração do Centro Cultural Projeto Caiman, destinado ao fomento da cultura e biodiversidade capixaba, em Alphaville Jacuhy, na Serra.

O Protocolo tem como objetivo estabelecer cooperação técnico-científica para desenvolver um programa de monitoramento e conservação da espécie e seus habitats, focando na recuperação e repovoamento das populações dos jacarés em Unidades de Conservação do Estado. Ameaçados de extinção, esses animais têm importante papel no meio ambiente e sua sobrevivência impacta diretamente na saúde e biodiversidade dos ecossistemas aquáticos e terrestres. Eles protegem as águas e florestas tanto por se alimentarem de animais menores como por fornecerem matéria orgânica a outros animais, principalmente os peixes.

Repovoamento

O repovoamento nas Unidades de Conservação será feito com os mais de 600 animais que vivem, atualmente, nas lagoas da ArcelorMittal e são protegidos pelo Caiman. Parceira do Projeto desde sua concepção, em 2014, a empresa abriga, hoje, este que é o maior habitat preservado da espécie no Estado.

O CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, disse que o programa inovador, muito mais do que proteger os jacarés e seus habitats, visa promover o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a melhoria da qualidade dos ecossistemas naturais capixabas. 

Para o diretor do Caiman, Yhuri Nóbrega, a assinatura e a inauguração do Centro são um marco para a preservação da biodiversidade capixaba, unindo cultura e biodiversidade em um único espaço.

Centro Cultural

Inaugurado neste mês de abril, o Centro Cultural Projeto Caiman é destinado ao fomento da cultura e biodiversidade capixaba. O novo espaço conta com exposição fotográfica sobre a cultura e as belezas naturais do Espírito Santo, grafite, esculturas, dentre outras manifestações artísticas; cineclube com produções capixabas; museu de arqueologia e lojinha. Oferece, ainda, programações educativas gratuitas para escolas e população em geral, visando proporcionar uma imersão ao conhecimento dos jacarés e da Mata Atlântica.

O espaço funciona de terça à sexta-feira, com programação gratuita, das 9h30 às 16 horas. O atendimento de grupos e escolas deve ser agendado por e-mail, abaixo, e conta com roteiro didático e pedagógico de terça à sexta-feira, com foco na conscientização ambiental e valorização da cultura capixaba. (Com informações da AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Brasil não trata meio ambiente com seriedade, diz promotor
Linhares: Secretaria de Meio ambiente inicia projeto ambiental
Vale atinge meta de 100% de consumo de energia renovável
Prefeitura faz ações de conservação e proteção das restingas
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação
ES reforça medidas de biosseguridade para torneios com aves
Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares
Cidades se dizem preparadas para mudanças climáticas
Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra pesquisa
Serra intensifica uma fiscalização contra poluição sonora
Vila Velha promove mutirão de limpeza nas Ilhas neste sábado

TAGS:
POVOAMENTO | JACARÉ | ECOSISTEMA | RECUPERAÇÃO | PROGRAMA