CULTURA

Escritora capixaba traz lições sobre resiliência em lançamento

A lua caiu é uma narrativa sobre os pequenos grandes desastres, e as amizades inesperadas.

Em 10/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/VR Editora

"A lua caiu", escrito e ilustrado por Irena Freitas, é uma metáfora sobre a importância da colaboração mútua.

Enfrentar os problemas não é tarefa fácil para os adultos. Imagine, então, para uma pequena criança que cuida de uma grande horta? Neste lançamento, escrito e ilustrado pela Irena Freitas, a lua caiu em cima dos legumes, verduras e flores da pequena menina. Enquanto precisa lidar com a frustração de ter seu trabalho destruído, ela recebe ajuda de uma amiga improvável.

A lua caiu é uma narrativa sobre os pequenos grandes desastres, mas também as amizades inesperadas. A partir deste acidente, a menina e lua começam a construir uma amizade. A protagonista lida com a frustração de ver sua hora destruída, e a lua mostra que apesar da frustração existem muitas coisas felizes acontecendo. Criatividade e colaboração formam a base desta relação. 

Ideal para ser lido a partir dos cinco anos, A lua caiu surge como a proposta de iniciar conversas sobre amizades. Também ensina como a criatividade pode ser a saída na superação dos problemas e as frustrações que podem vir a partir deles. 

“Desculpa. A sua horta estava tão linda que eu tentei chegar mais perto pra ver. Mas aí tropecei e acabei caindo aqui”, a lua disse, envergonhada. [...] A menina gostava muito de festas. “Bom, acho que posso cozinhar alguma coisa”, ela disse. (A lua caiu, VR Editora)

Irena Freitas é jornalista e ilustradora formada pela Savannah College of Arts and Design, nos Estados Unidos, considerada uma das mais destacadas autoras da literatura infantil contemporânea. Publicou obras semelhantes por outros grandes selos editoriais, o mais recente São Paulo, em comemoração aos 469 anos da capital paulista pela Edições Barbatana. Além de Vovó tem cada história, da HarperKids; e A floresta e O quintal da minha casa, pela Companhia das Letrinhas, também pela VR Editora ela ilustrou a obra juvenil Medley ou os dias em que aprendi a voar.

Para compor as ilustrações, utiliza colagem, digital, nanquim e aquarela. Quando não está desenhando, gosta de viajar para explorar outras cidades pelo mundo. Irena nasceu em Vitória, Espírito Santo, e mora na capital amazonense, Manaus.

Ficha técnica
Título: A lua caiu
Autora: Irena Freitas
Páginas: 52
ISBN: 978-85-507-0398-5
Editora: VR Editora
Formato: 23 x 23 cm
Preço de capa: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon e E-commerce da VR

Sobre a autora
Irena Freitas é autora e ilustradora. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas e é mestre em Ilustração pela Savannah College of Arts and Design, nos Estados Unidos. Em sua obra, gosta de explorar situações cômicas e lúdicas. Para compor suas ilustrações, usa um misto de técnicas: colagem, digital, nanquim e aquarela. Quando não está desenhando, gosta de viajar para explorar outras cidades pelo mundo. Irena mora em Manaus, Amazonas. (Por Genielli Rodrigues/AsImp)

Leia também:

Balé Giselle abre temporada 2023 do Theatro Municipal do Rio
Cachoeiro valoriza tradições e mestres da cultura popular
Dory, o peixe mais conhecido do cinema, chegou a Vitória
Serra: mulheres das bandas de congo recebem homenagem
> ​Vila Velha está entre os destinos mais procurados do Airbnb
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer
Pesquisa: 86% de trabalhadoras negras relatam casos de racismo
Recadastramento de armas particulares chega a 81%
Rodosol vai mudar atendimento das cabines dos motociclistas

TAGS:
LIVRO | ESCRITORA | CULTURA | RESILIÊNCIA | LANÇAMENTO | COLABORAÇÃO