ESPORTE INTERNACIONAL

Espanha e suíça avançam para quartas de final da Eurocopa

A Espanha derrotou a Croácia, enquanto a Suíça despachou a favorita França da Eurocopa.

Em 28/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: STUART FRANKLIN / POOL / AFP

Espanhóis viram jogo no segundo tempo e levam empate nos últimos minutos, mas vencem na prorrogação para garantir vaga nas quartas de final.

A Espanha está nas quartas de final da Eurocopa. Buscando o tetracampeonato continental, a seleção espanhola venceu a Croácia nesta segunda-feira por 5 a 3, na prorrogação, no Parken Stadium, em Copenhague, e agora espera França ou Suíça na próxima fase. Os gols foram marcados por Sarabia, Azplicueta, Ferrán Torres, Morata e Oyarzabal. Pedri (contra), Orsic e Pasalic fizeram para os croatas.

Ao melhor estilo espanhol, a equipe comandada pelo técnico Luis Enrique começou a partida trocando passes e teve grande chance com Morata de cabeça, mas o atacante desperdiçou a oportunidade. Aos 19 minutos, por sua vez, acabou levando o primeiro gol em um lance improvável. Pedri recuou bola para Unai Simón do meio-campo e o goleiro espanhol não conseguiu dominar. A bola morreu no fundo do gol e a arbitragem deu gol contra.

Após bate e rebate dentro da área, o lateral-esquerdo Gayà finalizou para defesa de Livakovic, mas

Após ficar atrás no placar, a Espanha se lançou ao ataque e brigou pela empate, que saiu aos 37 minutos. Sarabia aproveitou o rebote para deixar tudo igual no Parken Stadium.

No início do segundo tempo, em grande jogada de Pedri, a Espanha conseguiu a virada. O meio-campista arrancou pelo meio, achou Ferrán Torres na esquerda, que cruzou para o meio da área. Curtindo uma de centroavante, o lateral-direito Azpilicueta apareceu para marcar de cabeça.

Após sofrer a virada, a Croácia se lançou ao ataque e chegou a levar perigo ao gol espanhol, mas parou no goleiro Unai Simón, que se recuperou da lambança na etapa inicial. Aos 31 minutos, Pau Torres lançou para Ferrán Torres, que ganhou de Gvardiol e ficou cara a cara com Livakovic para ampliar.

Quando parecia que o placar de 3 a 1 era definitivo, a Croácia tirou forças do fundo da alma e buscou o empate. Após bate e rebate aos 39 minutos, Orsic diminuiu em gol que precisou do auxílio tecnologia para ser validado pela arbitragem. Nos acréscimos, Orsic levantou bola na área para Pasalic empatar em cabeçada forte.

O tempo adicional começou com pressão da Croácia, mas logo foi equilibrado com chances para a Espanha. Aos nove minutos, Dani Olmo cruzou para Morata, que dominou bonito e bateu forte para fazer o quarto. Três minutos depois, Olmo tocou para Oyarzabal fazer o quinto da Espanha e selar a vitória.

Placar histórico - O jogo desta segunda-feira em Copenhague é o segundo o que teve mais gols na história da Eurocopa. Só ficou atrás de Iugoslávia 5 x 4 França, na semifinal da edição inaugural do torneio, em 1960.

Classificada para as quartas de final, a Espanha agora aguarda o vencedor do duelo entre França e Suíça para saber quem enfrentará na próxima fase. O jogo que fará e definirá um dos semifinalistas da Eurocopa acontecerá na sexta-feira, às 13h (de Brasília), na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. (Lance!)

"Nos pênaltis, Suíça elimina a França da Eurocopa"

Apontada como a grande favorita à conquista da Eurocopa, a França está eliminada da principal competição de seleções da Europa. Em mais um jogo emocionante, cheio de alternâncias e decidido em detalhes, a Suíça bateu a atual campeã mundial nos pênaltis após empate em 3 a 3 no tempo normal e avançou às quartas de finais da Eurocopa.

Nesta segunda, em Bucareste, na Romênia, a seleção francesa enfrentou uma organizada Suíça, que deu trabalho, saiu na frente, mas perdeu um pênalti quando vencia por 1 a 0 e se abalou emocionalmente. Os franceses cresceram depois que Lloris defendeu a penalidade, conseguiram a virada no segundo tempo com gols de Benzema em um intervalo de dois minutos e ampliaram com Pogba. No entanto, os suíços renasceram no fim do segundo tempo e aproveitaram os erros defensivos do adversário para chegar ao empate com gols de Seferovic e Gavranovic e forçar a prorrogação.

Não houve mais gols na prorrogação. Nas penalidades, Gavranovic, Pogba, Schär, Giroud, Akanji, Thuram, Vargas, Kimpembe, Mehmedi converteram suas cobranças. Quis o destino que Mbappé, um dos principais nomes da França, errasse o último pênalti, defendido por Sommer, o herói da classificação suíça. O goleiro festejou muito. Já o astro do PSG decepcionou e deixou o torneio sem balançar as redes.

Nas quartas, a Suíça encara a Espanha, que mais cedo precisou da prorrogação para despachar a Croácia em Sevilha. O duelo será na próxima sexta-feira, às 13 horas (de Brasília), em São Petersburgo, na Rússia.

Os suíços fizeram um primeiro tempo praticamente perfeito dentro de sua estratégia desenhada. Organizados, se defenderam bem, forçaram os erros do rival, que entrou com três zagueiros, e criaram boas oportunidades até abrir o placar cedo, com Seferovic, que foi às redes de cabeça aos 14 minutos da etapa inicial. Embolo, Xhaka e Zuber foram os destaques.

A seleção francesa não pressionou muito na marcação e também ficou devendo no ataque, que, apesar de todo o talento com Griezmann, Mbappé e Benzema, pouco fez. O lado direito foi inoperante e o meio de campo não criou. O esquema com três zagueiros não deu certo e o técnico Didier Deschamps desfez o sistema no intervalo ao tirar Lenglet e colocar o meia-atacante Coman.

A Suíça teve tudo para derrubar um dos favoritos no tempo normal. Provavelmente conseguiria se tivesse convertido um pênalti no início da etapa final depois que Zuber caiu dentro da área e o árbitro assinalou a marca da cal com o auxílio do VAR. Àquela altura, ficaria confortável no jogo. Mas o experiente defensor Ricardo Rodríguez parou em Lloris. O goleiro caiu no canto direito e fez a defesa em dois tempos. Isso aconteceu aos oito minutos. Aos 11, veio o castigo para os suíços.

Griezmann acionou Mbappé na entrada da área. O astro do PSG rolou para Benzema, que colocou na frente e tocou na saída do goleiro. Dois minutos depois, o atacante do Real Madrid, de volta à seleção após cinco anos e meio, marcou o segundo. Dessa vez, Coman tocou para Griezmann, que tabelou com Mbappé. O camisa 7 parou no goleiro. Mas Benzema apareceu para conferir no rebote.

Confiante, o time francês ampliou aos 29 com uma pintura de Pogba, comprovando que, quando esta a fim, o meio-campista do Manchester United faz a diferença. Ele dominou na intermediária, e chutou colocado, no ângulo direito. Comemorou com uma dancinha marrenta.

Com 3 a 1 no placar, imaginava-se que a França administraria a vantagem com certa tranquilidade. O cenário de um jogo cheio de alternâncias, porém, mudou rapidamente. A Suíça renasceu aos 35, quando Seferovic fez mais um de cabeça e diminuiu o marcador. Os suíços aproveitaram a fragilidade defensiva do desequilibrado rival, forte no ataque, mas mal na defesa, e alcançaram o improvável empate aos 44 minutos. Xhaka encontrou Gavranovic, que limpou a marcação e finalizou cruzado, da entrada da área, no canto.

Na prorrogação, embora tenha havido certa cautela dos dois lados e as equipes estivessem extenuadas, o jogo permaneceu aberto e ambos criaram chances para marcar. Giroud, que entrada no lugar do exausto Benzema, levou perigo em cabeceio defendido por Sommer. Mbappé teve em seus pés a oportunidade de carimbar a vaga francesa após linda enfiada de Pogba, mas bateu mal de esquerda, sem direção, e saiu mancando, fruto de câimbra. Nos pênaltis, Mbappé foi o único a errar e teve de aguentar a festa dos suíços. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

República Tcheca e Bélgica avançam para as quartas da Euro
Max Verstappen vence de ponta a ponta o GP da Estíria de F1
Verstappen coloca Red Bull na pole em casa no GP da Estíria
Itália e Dinamarca vencem e vão às quartas da Eurocopa
Bonucci analisa a Áustria, próxima adversária da Itália na Euro
GP da Turquia adicionado ao calendário da F1 em outubro
GP de Silverstone de Fórmula 1 terá lotação máxima de público
Max Verstappen vence o Grande Prêmio de Paul Ricard de F1
GP de São Paulo de F1 esgota primeiro lote de ingressos
Messi brilha e Argentina vence o Uruguai na Copa América
Eriksen tinha partido e o trouxemos de volta, afirma médico
> Inglaterra estreia com vitória sobre a Croácia na Eurocopa
Mexicano Sergio Pérez vence GP do Azerbaijão de Fórmula 1
Hamilton e Verstappen brincam sobre seus chefes de equipe
Charles Leclerc larga na pole no GP do Azerbaijão de F1
Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 está cancelado
Com Tolói e Jorginho, Mancini convoca a Seleção Italiana
Libertadores: Flamengo, Atlético e São Paulo pegam argentinos
Conmebol sorteia oitavas da Libertadores nesta terça (1º)
Nem Colômbia nem Argentina: Copa América será no Brasil
Chelsea vence o City e conquista o bi da Liga dos Campeões
Chelsea e Manchester City fazem final da Liga dos Campeões
Daniel Alves é cortado da seleção e Tite convoca Emerson
Hansi Flick será o técnico da Seleção Alemã após a Eurocopa
Espanha é convocada para a Euro e Sergio Ramos fica fora
Verstappen vence GP de Mônaco de F1 e assume a liderança
Leclerc bate, mas coloca seu Ferrari na pole do GP de Mônaco
F1 tira Turquia do calendário e fará 2 corridas na Áustria
Eurocopa: Müller e Hummels voltam à seleção da Alemanha
River vence Santa Fe sem reservas e com goleiro improvisado

TAGS
EUROCOPA | LIBERTADORES | CONMEBOL | TÓQUIO 2020 | SUPERLIGA | UEFA | F1