LAZER

​Festival com três dias de shows vai movimentar Vila Velha

Depois de uma edição especial de lançamento no mês de junho, o TendaLab está de volta.

Em 02/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Guto Costa

Serão três noites especiais, com artistas de diferentes gerações e gêneros musicais como o rock, o pop, a MPB, o brega, o jazz e o samba, formando um panorama plural da música produzida no Brasil. 

Depois de uma edição especial de lançamento no último mês de junho, que reuniu um público estimado de duas mil pessoas, o TendaLab está de volta. O festival retorna ao Parque da Prainha, em Vila Velha, de 22 a 24 de setembro (quinta a sábado), sempre a partir das 22h. Toda a programação é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. 

Serão três noites especiais, com artistas de diferentes gerações e gêneros musicais como o rock, o pop, a MPB, o brega, o jazz e o samba, formando um panorama plural da música produzida no Brasil. 

“O TendaLab é um festival de fomento da música brasileira. A proposta do evento é potencializar a pluralidade da produção musical, com shows diversos, promovendo um intercâmbio entre atrações de várias partes do Brasil e o público”, disse a curadora e idealizadora do evento, Lucia Caus. 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, “a programação tem início na quinta-feira (22), quando o público vai conferir os shows de Rodrigo Amarante, com seu mais recente álbum ‘Drama’; Ayrton Montarroyos cantando Caetano Veloso; e o trabalho autoral da capixaba Gabriela Brown. Na sexta-feira (23), quem sobe ao palco é a revelação Cesar Soares, Silvero Pereira e Banda Paralela na estreia nacional do show Tributo a Belchior; o punk brega de Roberta de Razão e a irreverência de Getúlio Abelha. E para fechar a programação, no sábado (24), o ícone Erasmo Carlos; o afro-samba-jazz de Maíra Freitas e Jazz das Minas e todo o arrojo cênico de Johnny Hooker”. 

Atrações

Erasmo Carlos é um dos maiores nomes da música brasileira. Cantor, compositor, ator, multi-instrumentista e escritor é um dos pioneiros do rock brasileiro. Atualmente percorre o Brasil com o show O Futuro Pertence a…Jovem Guarda, em que recria canções do clássico movimento que revolucionou a cultura pop no Brasil na década de 1960. Ao longo de 50 anos de estrada, o artista é autor de um dos repertórios mais populares do Brasil em que se destacam canções como Sentado à Beira do Caminho, Gente Aberta, Mesmo que Seja Eu e Coqueiro Verde. 

Um dos grandes compositores da sua geração, Rodrigo Amarante leva para o festival o show do seu mais recente álbum, Drama. O público vai poder conferir ao vivo a doçura melancólica do segundo trabalho autoral do artista que transita por inúmeros gêneros, de forma extremamente pessoal, como o single Maré. 

Um dos artistas mais talentosos e arrojados da atualidade, Johnny Hooker lançou em 2022, seu terceiro álbum: Ørgia. O trabalho é inspirado nos relatos eróticos feitos pelo dramaturgo, ensaísta e poeta argentino Tulio Carella, e traz músicas como Cuba, o primeiro single, e Maré, em que divide os vocais com o cantor e compositor capixaba Silva. Dono de inúmeros sucessos e reconhecido como um grande performer nos palcos, Hooker traz para o palco do TendaLab as canções deste novo trabalho, além das músicas de seus dois outros álbuns: Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito! (2015) e Coração (2017). 

Ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira também é cantor. O artista é um dos nomes de maior destaque do cinema, teatro e televisão no Brasil e se prepara para realizar pela primeira vez ao vivo o show o show Tributo a Belchior. Para acompanhá-lo, na estreia da turnê, a Banda Paralela. Formada especialmente para o projeto, por três músicos capixabas, o trio conta com o cantor, compositor e produtor Fepaschoal, responsável pelos arranjos e guitarras; pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Brunu Chico, que assumiu o baixo; e pela baterista Natália Arrivabene.  

Getúlio Abelha é um multiartista que transita livremente entre o forró tradicional, o pop e o eletrônico. Com letras ácidas, tom irônico e crítico, Getúlio Abelha nos faz dançar, refletir e resistir. Dos bares e inferninhos da cena alternativa de Fortaleza (CE), o artista furou a bolha da cena musical local e despontou com seu forró eletrônico, pautado numa sonoridade plural e pop, com atitude punk, e lançou seu primeiro álbum Marmota (2021). Nos palcos, Getúlio é explosão pura, seja por conta de seus figurinos coloridos e impactantes, seja por sua performance avassaladora com seus bailarinos coreografados, que atravessa o pop com uma atitude punk e vice-versa. 

Maíra Freitas e Jazz das Minas é uma roda de afro-samba-jazz só com mulheres, capitaneada pela cantora e pianista Maíra Freitas. O sexteto feminino formado por Samara Libano, Monica Avila, Marfa Kurakina, Flavia Belchior e Rapha Morret, além de Maíra, apresenta o show que celebra, a partir de uma interpretação própria, a música preta brasileira e mundial. No repertório do show estão músicas autorais e releituras de clássicos nas vozes de Nina Simone, Elza Soares, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Milton Nascimento, além de autoras contemporâneas como Mart ́nália, Caio Prado e Luedji Luna.

O cantor Ayrton Montarroyos é um dos grandes cantores da sua geração. Nesta retomada aos palcos, o artista pernambucano quer dividir com o público seu amor e admiração pela obra atemporal e influente de Caetano Veloso. No show Alguém Cantando Caetano, ele imprime sua marca pessoal e passeia pelo repertório do gênio baiano, apresentando clássicos de diversas fases do mestre da MPB, como Força Estranha e Um Índio.  

A capixaba Gabriela Brown é uma das expoentes da Nova MPB e do R & B. Cantora, compositora, produtora e digital influencer lançou, em 2019, Zeugma, seu primeiro disco, que passa por temáticas de liberdade, afetos, desafetos, exílio e exaltação às mulheres.  Seu single mais recente, Minha Voz, traz um som completamente diferente do que a artista já fez com pegadas de funk, trap e pagodão. 

Roberta de Razão é nascida e criada na beira das praias de Vila Velha. Frequentadora de botecos e de karaokês da madruga, com bagagem e escola no hardcore punk feminista, eis que Lorena Bonna desabrocha se torna Roberta de Razão. Define-se como Rock Psicolésbico Cafona. Traduz-se: um passeio pelo brega, eletro e rock. Imagine Angela Ro Ro com B 52’s, é tipo isso. Em seu EP de estreia Seu Lugar É Ao Meu Lado, produzido por Adriano Cintra, conseguiu grande destaque na mídia, redes sociais e plataformas de streaming.

Cesar Soares é cantor, ator, figurinista, produtor de conteúdo e compositor carioca. No palco do festival, o artista vai apresentar as canções autorais do EP - ainda inédito - Não é só Porque o Coração não é Teu que Você Pode Brincar, além de sucessos alheios, com uma performance irreverente, contestadora, sensual e teatral. Cesar vem realizando desde 2017 performances musicais que experimentam no corpo e na voz as fronteiras entre o masculino e o feminino e suas potencialidades. 

O Festival TendaLab conta com o patrocínio da ES Gás, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com a promoção do HZ e da Rede Gazeta. Tem apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha. O evento é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vitória 471 anos: Festival Mariscada 2022 começa no dia 7
Festival da tilápia e orquídeas movimenta Lagoa do Juara
3ª Festa da Cana e do Mel traz rodeio para agitar vianenses
37ª Feira da Bondade tem atrações musicais confirmadas
Feriado com festival de chorinho na Prainha, em Vila Velha
Serra: semana de muita dança, música e teatro para idosos
Vitória libera ingressos solidários para curtir o Vital 2022
Confira a programação completa da Festa da Cana e do Mel
Serra: Manguinhos recebe festival de cinema itinerante
Prainha terá encontro de veículos antigos no fim de semana

TAGS:
FESTIVAL | VILA VELHA | TENDALAB | SHOWS | PRAINHA