MEIO AMBIENTE

FUNBIO apoia Aracruz e anuncia recuperação do manguezal

Com apoio de R$ 7 milhões do FUNBIO prefeitura anuncia recuperação do Piraquê-Açu.

Em 30/11/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

Após uma seca prolongada que elevou a salinidade do estuário seguido de intensa chuva de granizo, evento que devastou parte do manguezal, a Semam  junto à sociedade civil intensificou os trabalhos para garantir a recuperação do manancial.

Manter o rio Piraquê-Açu preservado é um desafio crucial para o futuro de Aracruz. Mas agora essa luta ganha um reforço especial: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim foi contemplada pelo Edital 19/2022 - Floresta Viva – Manguezais do Brasil de Apoio a Projetos de Restauração Ecológica de Manguezais e Restingas no território brasileiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com o valor de R$ 7 milhões para recuperação do manguezal.

O projeto “Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (ENEC)” será coordenado pelos Laboratórios de Ecologia do Ecossistema Manguezal, Gestão do Ecossistema Manguezal, Genética Vegetal, Ecofisiologia Vegetal, Limnologia e Planejamento Ambiental e de Oceanografia Geológica, sob responsabilidade dos professores Mônica Tognella, Andreia Gontijo, Antelmo Falqueto, Gilberto Barroso e Jacqueline Albino da UFES e com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz.

>> Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga

Após uma seca prolongada que elevou a salinidade do estuário seguido de intensa chuva de granizo, evento que devastou parte do manguezal, a Semam  junto à sociedade civil intensificou os trabalhos para garantir a recuperação do manancial. Um desses esforços, segundo o secretário da Semam, Aladim Cerqueira foi buscar a parceria com pesquisadores da UFES, que submeteu um projeto ao FUNBIO, obtendo sucesso. O recurso captado tem o objetivo de promover estudar mais profundamente as causas e desenvolver o melhor manejo para a recuperação e estudo do manguezal. 

Aladim ressalta a importância dos manguezais para o município e região.

“Além de um grandioso berçário de biodiversidade hídrico, e sustento para centenas de famílias ribeirinhas, além de berçário da vida marinha. Os manguezais protegem as áreas costeiras e, em Aracruz, muitas comunidades tradicionais têm seu modo de vida ligado e eles”. 

O Piraquê-Açu

O manguezal dos Rios Piraquê Açu - Mirim se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade e importância para a sociedade local. A reserva tem o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação.

Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem no entorno. (Por Alessandra Mesquita-Secom/PMA)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural
Prefeitura de Aracruz vai realizar obras em ruas da Barra do Sahy
PMV: Gurigica vai receber novo campo de grama sintética
Viana: Nova Bethânia recebe última ordem para pavimentação 
São Mateus dá Ordem de Serviço para revitalização de praça
Cariacica: Secretaria de Obras avança em importantes obras 
São Conrado em transformação com a macrodrenagem

TAGS:
FUNBIO | ARACRUZ | APOIO | RECUPERAÇÃO | MANGUEZAL