POLÍTICA CAPIXABA

Governo do ES lança projeto Carteira de Identidade Solidária

O projeto faz parte do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Em 26/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Helio Filho-Secom/ES

“É importante poder levar esse serviço de confecção da Carteira de Identidade aos portadores de comorbidades ou de alguma outra dificuldade de acesso, pois assim levamos mais dignidades a essas pessoas", disse o governador Renato Casagrande.

O Governo do Estado Espírito Santo lançou, nesta terça-feira (25), o projeto Carteira de Identidade Solidária, que vai garantir o requerimento e a emissão da Carteira de Identidade (RG) para as pessoas que necessitem de atendimento especial. O projeto atenderá em domicílio a pacientes de casas de repouso, abrigos de menores e hospitais, além de pessoas que, por limitações de locomoção, estão impossibilitadas de se dirigir a um Posto ou ao Departamento de Identificação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

O projeto faz parte do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e reforça o compromisso da PCES em adotar sempre uma melhoria contínua no atendimento à população, garantindo a defesa da dignidade da pessoa humana com a valorização e o respeito à cidadania, assegurando direitos e garantias individuais. Foi disponibilizada à equipe uma viatura policial customizada e exclusiva para as atividades do projeto, além de um novo espaço para o trabalho.

“É importante poder levar esse serviço de confecção da Carteira de Identidade aos portadores de comorbidades ou de alguma outra dificuldade de acesso, pois assim levamos mais dignidades a essas pessoas. O projeto Carteira de Identidade Solidária é mais uma iniciativa importante dentro do Estado Presente. Se a pessoa não puder ir até o local de confecção de RG, levamos o serviço até elas”, disse Casagrande.

Projeto CI Solidária

O Departamento de Identificação (Dei) percebeu uma demanda crescente por parte de uma clientela especial, que precisa de um atendimento diferenciado em decorrência da impossibilidade de se locomover aos Postos de Identificação para o requerimento da Identidade Civil ou emissão da Carteira de Identidade Civil.

As condições de acessibilidade complicadas durante o percurso, limitações de movimento relacionadas à obesidade mórbida, hospitalizações com perdas de memória, debilidades mentais, limitações físicas em geral podem limitar o exercício da cidadania. Dessa forma, para cumprir o importante papel na defesa desse direito, a Polícia Civil elaborou o Carteira de Identidade Solidária.

O projeto é uma relevante prestação de um serviço solidário e cidadão para uma clientela socialmente “invisível”, que busca agilizar cerca de 80% do atendimento das demandas sociais reprimidas, com um atendimento efetivo de cadastramento e coleta in loco, na elaboração do documento no Departamento de Identificação (Dei) e entrega no prazo médio de 96 horas.

A solicitação desse serviço deve ser agendada por meio do telefone (27) 3382-5024. Nesse primeiro contato, é informada a documentação necessária para emissão do RG e feita a triagem para verificação se a pessoa se enquadra nos critérios do projeto. (Com informações da Ascom/Governo do ES)

Leia também:

Governo do ES entrega obras no viaduto da Segunda Ponte
Governador envia PL à ALES para prorrogar contrato de DT
Governo do Estado do ES inicia utilização de carros elétricos
Casagrande homenageia o Diário Oficial pelos seus 131 anos
Casagrande anuncia R$ 150 milhões em obras em Vila Velha
Foi dada a largada para as obras do novo Trevo de Carapina
Estado anuncia obras entre Pontal do Ipiranga e Povoação
Central de Regulação do SAMU 192 é inaugurada em Serra
Vila Velha dá início ao programa Cidade Empreendedora
Casagrande visita terminal de veículos no Porto de Vitória
Governo anuncia as startups vencedoras do Programa Pitch Gov.ES

TAGS:
 EMPREGO | PIB | ECONOMIA | PEQUENOS | PRODUÇÃO | INDUSTRIA | PRÉ-SAL | SELIC