ESPORTE INTERNACIONAL

Guerra na Ucrânia faz a Rússia sofrer sanções nos esportes

As federações e atletas locais de várias modalidades estão recebendo uma série de sanções

Em 02/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Twitter /Ansa-Brasil

No geral, a Rússia foi proibida de disputar diversos eventos esportivos internacionais, como as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

A guerra na Ucrânia vem causando consequências negativas para o esporte russo, já que as federações e atletas locais de várias modalidades estão recebendo uma série de sanções de entidades internacionais.

No geral, a Rússia foi proibida de disputar diversos eventos esportivos internacionais, como as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Além disso, os atletas do país que receberam permissão para participar de campeonatos precisarão competir sob bandeira neutra.

A Federação Internacional de Esqui (FIS), uma modalidade em que a Rússia é muito forte, decidiu excluir os atletas do país de todas as suas competições. A punição está prevista para valer até o final da temporada 2021/22.

No vôlei, outra disciplina em que os russos possuem fortes times, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) comunicou que as equipes e seleções do país foram excluídas de torneios continentais. Além disso, a nação europeia não poderá organizar nenhum evento.

A Rússia também foi duramente impactada no rugby. Em uma sanção semelhante ao da FIVB, os clubes do país e a seleção russa não possuem mais a permissão de disputarem eventos internacionais, já a federação local ficou de fora da World Rugby.

Além da proibição de jogar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Rússia perdeu seu patrocínio com a Adidas, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo.

O conflito na Ucrânia também trouxe impactos negativos para a Rússia em outros esportes, como ciclismo, atletismo, esgrima, tênis, natação e Fórmula 1, que retirou o Grande Prêmio de Sóchi do calendário da temporada de 2022. (Ansa)

Leia também:

Fluminense vence o Millonarios e está na 3ª fase da Liberta
Fifa tira mando de campo e proíbe bandeira e hino da Rússia
Dono do Chelsea, russo Abramovich deixa o comando do clube
UE fechará espaço aéreo para Rússia e estuda área marítima
Combates em Kiev: Zelensky desmantelou plano de Moscou
Presidente ucraniano pede à população para não depor armas
Rússia: Diplomacia “com uma arma na cabeça”, dizem EUA
Rússia e Ucrânia tentam retomar diálogo para cessar-fogo
Presidente ucraniano volta a convidar Putin para negociar
Presidente Volodymyr Zelensky pede mais ajuda de ocidentais

TAGS:
RÚSSIA | UCRÂNIA | SANÇÕES | ATLETAS | FEDERAÇÕES