TEMAS GERAIS

Idaf intensifica orientações sobre regularização de barragens

O Idaf e Agerh intensificam as orientações sobre as ações de regularização de barragens.

Em 28/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Os primeiros encontros estão programados para a segunda quinzena de abril, no município de Pinheiros, e depois serão ampliados para outros municípios do Estado.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em conjunto com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), está planejando uma série de novas ações de prevenção sobre regularização de barragens. O objetivo é reforçar quanto à necessidade de regularização das estruturas.

Os primeiros encontros estão programados para a segunda quinzena de abril, no município de Pinheiros, e depois serão ampliados para outros municípios do Estado.

De acordo com o diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira, é fundamental a conscientização da sociedade quanto à construção das barragens de forma regular.

“As equipes do Idaf e a Agerh estão comprometidas com o trabalho de orientação e com as fiscalizações, mas é essencial que os produtores estejam cientes dos riscos que uma estrutura irregular impõe tanto sobre sua propriedade quanto às vizinhas. Por isso, é preciso comprometer-se com os critérios técnicos exigidos para o empreendimento”, destacou Ferreira.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, destacou a importância das orientações sobre barragens no Estado.

“As ações orientativas ajudarão muito os proprietários de barragens a se adequarem às normas vigentes e às atribuições de manutenção e operação correta das estruturas. O que nós queremos são barragens seguras para ajudar no desenvolvimento econômico”, acrescentou Ahnert.

No Espírito Santo, o Idaf é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental de barragens e a Agerh pela fiscalização de segurança de barragens de acumulação de água para fins agropecuários e usos múltiplos. (As informações são da Agerh)

Leia também:

Em SP, ministro critica modelo de privatização da Eletrobras
Professora morre e pessoas são feridas em ataque na escola
Governo estuda decretar emergência climática em mil cidades
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer
Pesquisa: 86% de trabalhadoras negras relatam casos de racismo
Recadastramento de armas particulares chega a 81%
Rodosol vai mudar atendimento das cabines dos motociclistas

TAGS:
IDAF | ORIENTAÇÕES | REGULARIZAÇÃO | BARRAGENS | AGERH