OPORTUNIDADES

Inep abre licitação para contratar aplicadora do Enem 2023

Aberta licitação para contratação da aplicadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Em 13/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Aberta licitação para contratação da aplicadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está publicado no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (12).

De acordo com o Inep, a instituição selecionada prestará serviços especializados, que incluem a aplicação e a correção das provas objetivas e das redações. O contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

O edital prevê que o termo terá vigência para a edição de 2023 e contempla todas as etapas necessárias à realização do exame impresso, digital e para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

“Os procedimentos vão desde o planejamento logístico, o ensalamento, a análise de documentações, a preparação e o manuseio das provas, a capacitação de colaboradores, a aplicação até a operação de logística reversa, o processamento dos Cartões-Resposta, a correção das provas, entre outros processos”, diz o Inep.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. (Por Agência Brasil)

Leia também:

> Serra abre curso para as mulheres vítimas de violência
Serra vai oferecer cursos de guiamento em atrativos naturais
Últimas vagas para cursos da parceria entre Senac e Serra
Cachoeiro abre vagas para curso de assistente de marketing
Cariacica abre inscrições para curso de cozinha mediterrânea
Linhares oferece cursos gratuitos para qualificar mão de obra
Prefeitura de Viana abre 168 vagas para cursos gratuitos
Viana oferece mais de 40 oportunidades para cursos técnicos
Guarapari abre um curso de preparação de queijos especiais
Programa Qualificar ES oferta cursos de formação avançada

TAGS:
OPORTUNIDADE | VAGA | ENEM | APLICADOR | INEP