OPORTUNIDADES

Linhares oferece cursos gratuitos para qualificar mão de obra

Iniciativa faz parte de um plano de ações da administração municipal para gerar emprego.

Em 27/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kevin Fracalossi/Secom-PML

São 16 cursos via Senac com 1.425 vagas, e outras 21 oportunidades de cursos por meio do Senai, com mais 720 vagas.

Para abraçar a gama cada vez maior de empreendimentos que chegam à cidade, Linhares aposta no fortalecimento da mão de obra local, por meio do Programa Integrado de Qualificação de Linhares (PIQ), que oferece cursos gratuitos à população.

A iniciativa faz parte de um plano de ações da administração municipal para gerar emprego, renda e fortalecer a autonomia dos cidadãos ao mundo do trabalho, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências.

“O objetivo do programa é capacitar e facilitar a inserção e reinserção dos linharenses no mercado de trabalho. Fortalece tanto quem está em busca de uma vaga em uma das grandes empresas que chegam à cidade ou nas que estão se expandindo seus empreendimentos, como também aquele empreendedor que deseja iniciar um negócio próprio”, explica o prefeito Bruno Marianelli.

Neste ano, foram oferecidas 2.145 vagas distribuídas em 37 cursos. São 16 cursos via Senac com 1.425 vagas, e outras 21 oportunidades de cursos por meio do Senai, com mais 720 vagas. O investimento é da ordem dos R$ 1,7 milhão.

“Todos os cursos são gratuitos e estão alinhados com as demandas de mão de obra qualificada identificadas em cada região do município, por meio do diálogo entre trabalhadores, empresários e comunidades”, lembra Marianelli.

As opções estão conectadas com áreas de construção civil, indústria, comércio e serviços como mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, montador de móveis, Informática, cuidador de idoso e infantil, produção de vídeo para internet, empreendedorismo digital, instalador hidráulico, android básico, Auto Cad e instalador de sistemas.

Lucas Fábio de Oliveira, de 27 anos, aproveitou a oportunidade para se capacitar. Alimentador de linha de produção de uma fabricante de válvulas para embalagens do Brasil, ele agora fará o curso de preparador e regulador de injetoras de plástico.

“Minha empresa atua na área de injeção de plástico, que está em constante crescimento em Linhares. Este curso vem ao encontro do meu trabalho e vai agregar bastante no meu conhecimento profissional”, comemora.

Mais de 5 mil linharenses já foram capacitados pelo programa e a expectativa é que o PIQ seja expandido ano após ano. (Ascom/PML)

Leia também:

Prefeitura de Viana abre 168 vagas para cursos gratuitos
Viana oferece mais de 40 oportunidades para cursos técnicos
Guarapari abre um curso de preparação de queijos especiais
Programa Qualificar ES oferta cursos de formação avançada
Cariacica: Inscrições abertas para curso gratuito de barista
Aracruz: Inscrições para curso de Vendedor inicia na segunda
Inscrições para vagas em cursos do PIQ terminam na sexta
Cachoeiro oferece capacitação para microempreendedores
Linhares oferece um curso de confeccionador de moda praia
Cachoeiro vai realizar ciclo de capacitação para artesãos

TAGS:
LINHARES | CURSOS | QUALIFICAÇÃO | MÃO DE OBRA | PIQ