EDUCAÇÃO

Jair Bolsonaro altera legislação do Universidade para Todos

Presidente Bolsonaro assinou nessa segunda-feira (6), medida provisória que altera o Prouni

Em 07/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Arquivo Agência Brasil

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida busca ampliar o acesso a estudantes egressos do ensino médio privado que fizeram o curso com bolsas parciais.

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nessa segunda-feira (6), medida provisória (MP) que altera o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares. A MP foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida busca ampliar o acesso a estudantes egressos do ensino médio privado que fizeram o curso com bolsas parciais. Na seleção, também está incluída a possibilidade de dispensa de apresentação do documento que comprovem a renda familiar e a situação de pessoas com deficiência, quando as informações estiverem disponíveis em bancos de dados de órgãos do governo.

Além disso, houve alteração na reserva de cotas destinadas a negros, povos indígenas e pessoas com deficiência. Com a medida, o percentual de pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência será considerado de forma isolada, e não mais em conjunto.

A MP também prevê a inclusão de penalidade de suspensão imposta para quem descumpre as obrigações assumidas no termo de adesão e a readmissão da mantenedora da universidade punida com a desvinculação.

Segundo o órgão, as alterações têm o objetivo de:

“Ampliar as políticas de inclusão na educação superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas antes disponibilizadas, e promover o incremento de mecanismos de controle e integridade e a desburocratização”. (Agência Brasil)

Leia também:

Vitória faz investimento de 11 milhões para construir escola
Vitória abre matrículas para 5.185 vagas na Educação Infantil
Governo do ES lança programa de bolsas para cursos técnicos
Sedu abre processo seletivo para contratação de professores
O que Verstappen precisa para quebrar hegemonia de Hamilton
Hamilton e Verstappen trocam caixa de câmbio para decisão
Lewis Hamilton reforça luta por direitos humanos em coletiva
O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes dia 8 de fevereiro
Atleta de jiu-jítsu Jordana Lírio ganha medalha em Mundial
China confirma Jogos de Inverno apesar da variante ômicron

TAGS: 
PROUNI | JAIR BOLSONARO | MEDIDA PROVISÓRIA | ESTUDANTES | BOLSA DE ESTUDOS