EDUCAÇÃO

MEC não deve mais divulgar nota de corte parcial do Prouni

A nota de corte parcial não foi disponibilizada na virada entre o 1º e o 2º dia de inscrições.

Em 03/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Glenn Carstens-Peters/Pixabay/Reprodução/Guia do Estudante

Nas redes sociais, candidatos estranharam o atraso na liberação das parciais. Sem elas, é mais difícil calcular o desempenho durante o programa e, eventualmente, trocar de opção de curso.

As inscrições para a segunda edição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2022 foram abertas na segunda-feira (1º), mas uma alteração no programa deixou candidatos confusos quanto à classificação. Diferentemente dos últimos anos - e da maneira como ocorre em outros programas públicos de acesso ao Ensino Superior como o Sisu -, a nota de corte parcial não foi disponibilizada na virada entre o primeiro e o segundo dia de inscrições.

Nas redes sociais, candidatos estranharam o atraso na liberação das parciais. Sem elas, é mais difícil calcular o desempenho durante o programa e, eventualmente, trocar de opção de curso.

O Guia do Estudante entrou em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC) que esclareceu que, em razão das mudanças realizadas no programa a partir desta edição, as notas de corte não serão mais disponibilizadas ao longo dos dias do programa. O motivo seria a implementação da nova ordem de prioridade de classificação.

De acordo com o edital do programa, a classificação de cada candidato levará em conta a modalidade de concorrência escolhida no ato de inscrição, além do curso, turno, local de oferta e instituição escolhida. As notas serão organizadas de maneira decrescente e seguindo a seguinte ordem de prioridade:

I - professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
II - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
III - estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
V - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
VI - estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Na prática, a mudança faz com que os inscritos no programa só fiquem sabendo de sua classificação quando o resultado da primeira chamada for divulgado - marcado para a segunda-feira (8).

O MEC ainda se pronunciou oficialmente sobre a extinção das notas de corte parciais nesta edição do Prouni.

Mudanças no Prouni 2022/2

As alterações no Prouni foram oficializadas ainda em maio deste ano, quando passou a valer, em definitivo, o decreto que permite a participação de estudantes não-bolsistas de escolas particulares no programa. A inclusão de candidatos que cursaram o Ensino Médio em instituições de ensino privadas sem bolsa integral ou parcial passou a valer a partir da segunda edição de 2022 do programa, com inscrições abertas até 4 de agosto.

Na época do anúncio da inclusão do grupo e da nova ordem de classificação, a justificativa dada era que a participação de mais candidatos resultaria no preenchimento de vagas ociosas e no aumento geral de estudantes no ensino superior. A lista de prioridade de classificação seria uma maneira de ter uma concorrência mais justa entre estudantes vindos de escolas públicas e particulares, além de fomentar o magistério.

Como o Guia do Estudante explicou neste texto, a entrada do novo grupo não alterou os critérios básicos de participação no programa, que continuam sendo:

  • Ter realizado algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos, ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco notas do exame e não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar bruta mensal comprovada de até um salário mínimo e meio para pleitear bolsas integrais (100%);
  • Ter renda familiar bruta mensal comprovada de até três salários mínimos para pleitear bolsas parciais (50%). (Guia do Estudante)

Leia também:

> ​Horta Escolar retorna nas escolas municipais de Vila Velha
O que é a Lei de Cotas e as disputas em torno de sua revisão
Sai a lista das 10 melhores universidades brasileiras
Escolas de Vila Velha são semifinalistas no Prêmio Nestlé
Inscrições para 2ª edição do ProUni começam segunda (1º)
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda (01)
Educação repassa mais de R$ 8,5 mi às unidades de ensino
Estudantes de Vitória aprendem sobre alimentação natural
Vila Velha: educação lança ambiente virtual de aprendizagem
Aulas on-line do Qualificar ES começam nesta terça-feira (26)
Viana: Alunos são premiados pelo VI Concurso de Desenho

TAGS:
MEC | NOTA DE CORTE | PROUNI | INSCRIÇÕES | MUDANÇAS