SAÚDE

Pesquisa encontra resíduos de agrotóxicos em papinhas para bebês

Ao todo, 21 substâncias foram localizadas em 50 amostras analisadas pela pesquisadora.

Em 01/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Wesley Justino/EPTV

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a legislação sobre os LMR utiliza como base as determinações da Anvisa.

Uma pesquisa da Unicamp encontrou 21 resíduos de agrotóxicos em 50 amostras de papinhas industrializadas para alimentação de bebês. O estudo apontou que a quantidade localizada é baixa e inferior aos patamares permitidos na Europa.

Realizado em Campinas e na Espanha, o estudo da engenheira de alimentos Rafaela Prata foi publicado na revista Food Control no final do ano passado. Ao todo, ela encontrou resíduos das substâncias tóxicas em 67% das 50 amostras analisadas.

"O que a gente encontrou é que em 67% das amostras analisadas, a gente detectou a presença de pesticidas. Apesar de ser um número bastante alto, assusta um pouco, mas foram encontradas em baixíssimas concentrações".

Como o Brasil não regulamenta especificamente a quantidade tolerável de fungicidas, herbicidas e pesticidas em papinhas, a pesquisadora utilizou a legislação europeia, existente desde 2006.

"Na Europa, a legislação que a gente se baseou existe desde 2006, então a gente [Brasil] estaria um pouquinho atrasado".

Regulamentação no Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a legislação sobre os limites máximos de resíduos (LMR) utiliza como base as determinações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Nas fiscalizações efetuadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no âmbito do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) é verificado se os produtos atendem ou não a esses limites".

A pasta defende que, pelos resultados, em média 90% dos produtos comercializados atendem aos limites.

Especialista em direito médico, Gabriela Rodrigues afirma que a legislação vigente é rígida, mas precisa ser atualizada.

"Existe uma legislação rígida sobre a quantidade de agrotóxicos encontrados em qualquer alimento, e existe uma portaria do Ministério da Saúde falando sobre papinha de neném. Só que ela não regulamenta a quantidade de agrotóxico, ela diz que tem que ter a quantidade prevista na legislação para cada alimento".

"As normas existentes são seguras, mas o país ainda tem que se desenvolver. Mas, atualmente, as crianças, como toda a população, estão respaldadas para o consumo de qualquer alimento", completa a especialista.

(Por Wesley Justino, EPTV 1)

Leia também:

Prevenção da gravidez na adolescência: UBS realizam ações
Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente
Sintomas que podem indicar câncer e não devem ser ignorados
OMS decide manter covid-19 como emergência global
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
Servidores participam de encontro sobre saúde mental

TAGS:
SAÚDE | PAPINHA | INDUSTRIALIZADAS | ANALISES | TESTES