TEMAS GERAIS

PF investiga fraudes no pagamento de seguro-defeso

Fraudes em benefícios do seguro-defeso estão na mira da Polícia Federal nesta terça-feira (14)

Em 14/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O benefício é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos pescadores profissionais artesanais, durante o período de defeso, em que são paralisadas temporariamente as atividades de pesca.

Fraudes em benefícios do seguro-defeso estão na mira da Operação Retomada da Polícia Federal nesta terça-feira (14). Na ação, cerca de 60 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.

As investigações, realizadas em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência, identificaram uma associação criminosa - com participação de representantes de Colônias de Pescadores - que fraudava requerimentos de seguro-defeso há mais de cinco anos.

“Até o momento já foi identificado o pagamento indevido de 35 benefícios a falsos pescadores, totalizando um prejuízo de cerca de R$ 850 mil, no entanto, a expectativa é de que a fraude possa atingir o valor de R$ 34 milhões e envolver aproximadamente 1,5 mil pessoas”, disse a PF em nota.

A fraude no benefício consistia na utilização de documentos falsos para a concessão de seguro-defeso a falsos pescadores, sendo constatado que alguns beneficiários possuem endereços de residências diferentes dos endereços declarados nos pedidos do seguro, outros recebem outro benefício social, como o bolsa-família, ou têm outra atividade como meio de subsistência, o que é proibido pela lei.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato majorado e associação criminosa, com penas que podem variar de três a oito anos de reclusão.

Seguro-defeso

O benefício é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos pescadores profissionais artesanais, durante o período de defeso, em que são paralisadas temporariamente as atividades de pesca, em razão da necessidade de preservação de determinadas espécies de peixes. (Por Karine Melo/Agência Brasil)

Leia também:

Detran-ES oferece até 40% de desconto em multas de trânsito
Pedidos de recuperação judicial crescem 50% em agosto
Um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais
Bombeiro morre tentando apagar incêndio no sul da Espanha
Presidente do TSE anuncia criação da Comissão de Transparência
INSS publica orientações para remarcação de perícia médica
Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morre aos 52 ano
Caminhoneiros já bloqueiam estradas em 8 estados pelo País
Flagrantes de embriaguez ao volante aumentam 39% no feriadão
> Operação Independência fiscaliza rodovias federais até amanhã
Motim capixaba em 2017 aproximou PMs de bolsonarismo

TAGS:
POLICÍA FEDERAL | INVESTIGAÇÃO | FRAUDE | SEGURO-DEFESO | PESCADORES