ECONOMIA NACIONAL

Preço do gás encanado pode subir 60% até mês de agosto

Aumento do gás encanado vai ser em partes, já que os contratos de reajustes são trimestrais

Em 18/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução O Globo

Além dos quatro reajustes anuais em razão do preço do petróleo e dos custos de transporte do gás, há um reajuste anual feito pelas concessionárias para recompor as perdas da inflação.

Não é só o combustível e energia elétrica que estão mais caros. O preço do gás encanado pode acumular alta de 60% até agosto caso o petróleo se mantenha em US$ 100 por barril. O aumento vai ser em partes, já que os contratos de reajustes são trimestrais. O próximo ocorre em maio — quando deve aumentar já 20%, acumulando avanço de 35% no ano, de acordo com projeção da consultoria ARM.

Mas as altas podem ultrapassar os 100% se a Petrobras conseguir derrubar as liminares obtidas pelos estados de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro e Santa Catarina que proíbem a estatal de aplicar reajustes (de cerca de 50%) na renovação dos contratos de fornecimento de gás para as distribuidoras.

Além dos quatro reajustes anuais em razão do preço do petróleo e dos custos de transporte do gás, há um reajuste anual feito pelas concessionárias para recompor as perdas da inflação. O maior preço do gás encanado influencia também o preço do GNV.

Para Bruno Armbrust, da ARM Consultoria, consumidores residenciais, comércio e indústria também estão pagando mais caro.

"E tudo isso vai ser repassado pelas empresas que usam gás em seus processos fabris, o que vai se refletir na inflação", destacou.

Segundo ele, a situação só não é mais crítica porque o volume de chuvas aumentou o nível dos reservatórios, o que tende a reduzir a necessidade de importação de gás em estado líquido (GNL), cujos preços estão em alta no mercado internacional por causa da guerra na Ucrânia.

"O Brasil precisa aumentar os investimentos para ter mais infraestrutura de escoamento de gás".

Alta de 250% desde 2021

A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) prevê hoje preços elevados para o gás até outubro. A expectativa é que a alta acumulada neste ano chegue a 86%. Desde 2021, o avanço nos preços pode alcançar 250%.

"Os preços elevados do gás vão prejudicar o orçamento de consumidores e da indústria, que vão perder competitividade", afirmou Paulo Pedrosa, presidente da Abrace.

Ele destacou ainda que a Petrobras tende a ter mais participação no setor de gás, com a entrada em operação da Rota 3, em meados deste ano, que vai injetar o gás dos campos do pré-sal à rede brasileira. (Mais Góias)

Leia também:

Rendimento do trabalhador cai 9,7% em um ano, diz IBGE
Taxa de desemprego recua para 11,2% em janeiro, diz IBGE
Indústrias operam com 68% de sua capacidade em fevereiro
Banco Central: economia recuou quase 1% no mês de janeiro
Condições climáticas influenciam no mercado de hortaliças
BC eleva Selic em 1,0 ponto percentual, a 11,75% ao ano
Setor de serviços apresentou um recuo de 0,1% em janeiro
Inflação acelera para todas as faixas de renda em fevereiro
Presidente assina decreto para reduzir IOF sobre o câmbio
Brasil registra recorde no abate de frangos no ano de 2021

TAGS:
GÁS ENCANADO | PREÇO | PETRÓLEO | AUMENTO | INFLAÇÃO