CIDADE

Prefeitura de Linhares retorna com recolhimento de entulhos

Linhares retornou com serviço de forma integral, e que contempla todos os bairros da sede

Em 13/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis

A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Depois de quase 15 dias com o recolhimento de entulhos reduzido, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Município, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, retornou com o serviço de forma integral, e que contempla todos os bairros da sede do município e algumas localidades do interior como Guaxe, Pontal do Ouro, Farias, Bebedouro, Rio Quartel, Baixo Quartel e Quartel de Cima.

A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3372 2120 (Fiscalização), 3372 2117 (Semob) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).

Descarte de entulhos

Ressalta-se que os resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, os entulhos não podem ser descartados sobre calçadas (passeios públicos) e tampouco nas ciclovias, devendo ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou empresa contratada para a execução da construção particular.

Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, com a limpeza da cidade. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Após chuvas, Linhares intensifica manutenção das estradas
Cachoeiro: Com muitas luzes, decoração de Natal é inaugurada 
Chuvas: Prefeitura recupera estradas vicinais em Linhares
> ​Patrolamento para nivelar vias em 3 bairros nesta segunda
Natal é celebrado nas escolas da Prefeitura de Linhares
Até pneu é encontrado na rede de drenagem de Cariacica
Vitória celebra Dia dos Direitos Humanos ofertando serviços
GCMV aborda 103 condutores na Operação  Quartas de Final
Inauguração das Vilas do Papai Noel acontecem no sábado
Serra: Secretaria de Obras faz reparos na ponte São Patrício 
Secretaria de Serviços realiza limpeza em bairros de Cariacica

TAGS:
LINHARES | LIMPEZA | SERVIÇOS | BAIRROS | ENTULHO