CIDADE

Prefeitura orienta sobre retirada de animais das vias públicas

Animais recolhidos são levados para rancho da empresa contratada pela Prefeitura de Serra.

Em 10/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Iris Silva da Rocha /Sese-PMS

Para acionar o recolhimento de animais bovinos e equinos vivos ou obter informações, basta ligar para para o número (27) 99923-4312.

Animais de grande porte, como equinos e bovinos, são um verdadeiro perigo quando soltos em vias públicas. Eles podem causar acidentes automobilísticos, além de outros transtornos, que são muito recorrentes. 

A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), é a responsável pelo recolhimento e a guarda desses animais. Mas, é preciso que a população acione o serviço gratuito, oferecido pela Prefeitura, para que a apreensão seja realizada. 

O recolhimento

Para acionar o recolhimento de animais bovinos e equinos vivos ou obter informações, basta ligar para para o número (27) 99923-4312. O atendimento acontece todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 17h. O munícipe deve informar seus dados pessoais e o endereço completo onde o animal se encontra. 

Os animais recolhidos são levados para o rancho da empresa contratada pela Prefeitura. No local os animais são alimentados e se estiverem doentes recebem cuidados de veterinário e medicação.

Animais na BR 101

Para recolhimento de animais vivos que estejam na BR 101 é necessário acionar a equipe operacional da Eco101 pelo telefone de emergências 0800 77 01 101 para que sejam tomadas as providências necessárias. 

O município da Serra fica com a guarda e a responsabilidade do animal pelo período de 12 dias, prazo também dado para que os proprietários possam procurar o órgão responsável e dar entrada no pedido de resgate do mesmo.

Proprietário

Para liberação do animal, seu proprietário precisa apresentar a documentação pessoal e pagar a taxa da prefeitura no valor de R$ 99,18

Os proprietários que tiverem mais de um animal capturado deverão pagar as taxas referentes a cada um deles, além dos custos e honorários de um médico veterinário caso o animal esteja doente.

O animal apreendido que não for resgatado por seu respectivo dono, no prazo de 12 dias será considerado abandonado. Neste caso, o município da Serra terá total liberdade e posse sobre o animal, podendo este ser doado, atendendo o cadastro criterioso de interessados.

Leia também:

Serra abre vagas para o curso gratuito em comunicação
Profissionais da Educação de Vitória poderão receber bônus
Denúncias: Prefeitura de Vila Velha retoma área ambiental
Academias populares promovem saúde e qualidade de vida
Serra distribui 500 cestas proteicas para idosos em abrigos
Morada da Barra e Ponta da Fruta vão receber CRAS Itinerante
Prefeitura de Vitória convoca famílias para atualizar CadÚnico
Prefeitura de Serra realiza ações de combate à pandemia
Prefeitura de Vitória instala rede de drenagem em Itararé
GCM recupera veículo com restrição de furto em Vitória
Lei Maria da Penha completa 15 anos com ações em Vitória
Instituto de Previdência de Serra (IPS) lançará o "Meu RPPS"
Sérgio Vidigal entrega mais 400 kits esportivos para alunos
Os 15 anos da Lei Maria da Penha são lembrados em Vila Velha
Parque da Fonte Grande terá exposições com múltiplos olhares
Prefeitura de Serra inaugura Teatro Municipal Porto Canoa

TAGS:
CURSOS | ANIMAIS | EDUCAÇÃO | GUARDA CIVIL | VALORIZAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROCON | SEGURANÇA