CULTURA

Presidenta da Funarte promete reconstruir políticas culturais

Maria Marighella tem 47 anos, é baiana, atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia.

Em 03/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Maria Marighella é primeira mulher nordestina à frente da instituição.

Maria Marighella tomou posse, nessa quinta-feira (2) à noite, na presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em cerimônia na Sala Cecília Meireles, no centro do Rio de Janeiro. O evento foi chamado de “As Artes Tomam Posse!”: uma promessa de mudanças não só nos gestores da instituição, mas também uma reconstrução das políticas culturais e artísticas do país. A nova presidenta prometeu uma relação mais direta da Funarte com o povo, por meio de medidas que respeitem a diversidade nacional.

“A nossa tarefa coletiva, que será feita por muitas mãos, tem um grande desafio logo de saída: retomar a Funarte às vésperas de seus 50 anos, restaurar por dentro e por fora dela o respeito aos servidores e servidoras, aos trabalhadores das artes e ao povo brasileiro. Frente aos ataques do último período, à censura e à perseguição, além de políticas para as artes brasileiras, faremos a defesa do processo de memória, verdade, justiça e reparação. Nós refundaremos o país com a força da cultura e das artes brasileiras”, disse a primeira mulher nordestina na presidência da instituição.

Maria Marighella tem 47 anos, é baiana, atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia. Ela é neta do escritor e guerrilheiro Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional, que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. Já foi coordenadora de teatro da Funarte entre 2015 e 2016. Acumula experiências como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA). Atualmente, está licenciada do cargo de vereadora em Salvador (PT-BA). 

Além da presidenta, foram apresentados os novos nomes da Diretoria Colegiada da Funarte. O órgão é subordinado ao Ministério da Cultura e tem, entre as principais atribuições, desenvolver políticas públicas para fomentar diferentes artes: visuais, musicais, corporais, teatrais e circenses. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do evento e disse que, depois do “processo de desmonte” da pasta no governo anterior, o momento é de retomar a importância do ministério, que tem a Funarte como uma das partes fundamentais.

“A cultura é ferramenta de transformação, de emancipação, de qualificação e também é um vetor econômico. Precisamos tirar proveito melhor da nossa cultura. Das periferias, da cultura digital, das culturas populares de todas as regiões do Brasil”, destacou a ministra, para depois complementar: “Nós entendemos que a cultura é uma coisa viva. E ela sempre se reinventa. Não há como matar a cultura”.

A primeira-dama Janja Lula da Silva também prestigiou a cerimônia de posse. 

“Vocês sabem o caminho que a gente fez no ano passado, levando a cultura em toda a campanha. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Parabéns, Maria. Você vai fazer um trabalho maravilhoso na Funarte”, disse. (Por Rafael Cardoso - da Agência Brasil)

Leia também:

Coral ArcelorMittal celebra 37 anos no Centro Histórico de Vitória
Nos 458 anos do Rio, heranças indígenas resistem ao tempo
Projeto Cultural Rubem Braga apresenta "O Império da Burrice"
Congo de Araçatiba: Amor passado de geração em geração
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023
Mulheres negras estrelaram mais filmes de sucesso em 2022
Oficina de rap abre inscrições para jovens de Cachoeiro
Festival apresenta companhias de dança a preços populares
Dia da Visibilidade Transexual será comemorado em São Paulo
Discurso cantado marca recriação do Ministério da Cultura
Breaking do Verão abre calendário mundial da dança no Rio
Festa de São Benedito e São Sebastião acontece na Serra

TAGS:
FUNARTE | RECONSTRUÇÃO | CULTURA | MULHER | NORDESTINA