TEMAS GERAIS

Procon Vitória dá dicas sobre trocas e devoluções de presentes

Procon Vitória dá dicas para consumidores sobre trocas e devoluções de presentes de Natal

Em 28/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

No caso de peças de vestuário, é importante manter a etiquetado produto. 

Passado o Natal, começa a correria para troca de presentes que não serviram, apresentaram defeitos ou não agradaram. A intensa procura para trocas nas lojas se prolonga pela primeira semana do Ano Novo. Para auxiliar o consumidor nesse momento, o Procon Vitória esclarece algumas das dúvidas mais comuns dessa época.

"Em primeiro lugar, é importante frisar a necessidade de guardar a nota fiscal ou o recibo de compra. Eles serão necessários na hora de fazer a troca", explica a gerente do Procon, Anelisa Kuster.

Em segundo lugar, ela lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante a proteção contra produtos com vícios (defeitos). De acordo com o artigo 26 do CDC, todo produto ou serviço é coberto pela garantia legal, dentro do prazo de 30 dias para serviços e de produtos não duráveis como alimentos e roupas e de 90 dias, para serviços e produtos duráveis como eletrodomésticos, computadores etc.

No caso de peças de vestuário, é importante manter a etiquetado produto. 

Política de trocas

Outra dúvida comum é sobre a troca de produtos sem defeitos. "Os lojistas não são obrigados a efetuarem a troca de produtos em perfeito estado comprados em lojas físicas. A maioria das lojas realiza as trocas como uma forma de fidelizar e agradar aos clientes, não por obrigação", lembra Anelisa.

Por isso, é importante ficar atento às condições (política) que as lojas físicas estabelecem para as trocas. Por outro lado, as lojas que aceitam fazer trocas não podem impor restrições quanto aos dias e horários para a realização desse procedimento, conforme estabelece a Lei Estadual nº 10.689/2017.

Produtos em promoção

Poucas pessoas sabem, mas o CDC determina a troca por um produto idêntico ou similar, mesmo que a compra tenha sido efetuada em uma promoção.

"Mesmo que o produto esteja mais barato ou mais caro do que na data em que foi comprado, o consumidor tem o direito de trocá-lo. Caso opte por um outro produto, fica valendo o valor da nota fiscal", explica Anelisa.

Ela acrescenta que, se o produto escolhido para a troca for mais caro, o consumidor deve pagar a diferença. Se custar menos que o valor da nota fiscal, o consumidor poderá escolher outro item até alcançar o valor de nota. 

Compras pela internet

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, quando a compra ocorrer fora do estabelecimento comercial, ou seja, por telefone, em domicílio, pela internet ou por outro meio similar, o consumidor tem o prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, para desistência. E os valores pagos terão de ser devolvidos. 

É o chamado direito de arrependimento, exclusivo para compras não realizadas em lojas físicas.

"Muitos consumidores acham que podem realizar a troca de produtos em perfeito estado no prazo de sete dias, mas isso só é possível para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet", lembra Anelisa.

Mais informações na página do Procon Vitória

Canais de atendimento

Todas as dúvidas e reclamações podem ser encaminhadas por meio do aplicativo para celular e tablets Procon Vitória. Todo o andamento do processo será realizado e acompanhado de forma virtual.

Caso prefira o atendimento presencial, o consumidor pode agendar um horário pelo site ou pelo telefone 156.

O Procon fica na Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão). Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. (Secom/PMV)

Leia também:

CNPE: Governo define redução de gases de efeito estufa
Linhares: Ação da Prefeitura vai orientar idosos contra golpes
Número divórcios no país cai 10% este ano em relação a 2021
Verão com previsão é de chuvas acima da média no Brasil
Incaper apresenta detalhes sobre o Verão no Espírito Santo
Vigilância Sanitária faz blitz em supermercados da Serra
Governo do Espírito Santo define os valores do IPVA 2023
Greve dos aeronautas segue pelo 4º dia com voos atrasados
Defesa Civil autoriza repasse de R$ 9 milhões a 5 estados
Aos 74 anos, morre no Rio de Janeiro o ator Pedro Paulo Rangel
MPF investiga exploração de madeira em terras indígenas
Base de Alcântara faz o primeiro lançamento comercial

TAGS:
PROCON | VITÓRIA | TROCAS | DEVOLUÇÕES | PRESENTES