CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Programa Cocreation Lab oferece 60 vagas no Espírito Santo

É a 2ª edição do programa, agora em Linhares, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Em 30/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secult

A realização do programa é fruto de parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da TXM Methods.

Maior pré-incubadora de negócios do Brasil, a Cocreation Lab traz para o Espírito Santo sua metodologia exclusiva, inteiramente gratuita, para transformar ideias em negócios. É a segunda edição do programa no estado, agora em Linhares, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha, com 15 vagas em cada polo.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link, até o dia 19 de junho. Basta acessar o edital Cocreation Lab ES e preencher o formulário.

A realização do programa é fruto de parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da TXM Methods.

“Como tivemos um grande número de inscritos e ótimos resultados na primeira edição, decidimos iniciar um novo ciclo de turmas do Cocreation Lab. É mais uma oportunidade para empreendedores criativos aprimorarem seus modelos de negócio e se prepararem melhor para o mercado. Além disso, contribui para a formação de uma rede entre projetos e mentores de todo o Brasil”, afirma a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada Vervloet.

A expectativa é fomentar o empreendedorismo criativo na região. “O programa dá ferramentas para que qualquer pessoa se transforme em um empreendedor de sucesso. Não é necessário já ter a empresa, ou entender sobre o assunto. A nossa intenção é fazer com que boas ideias sejam desenvolvidas, chegando a um público diverso”, ressalta a gerente do Sebrae, Christiane Castro.

Metodologia

De acordo com o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador-geral da TXM Methods, a metodologia foi desenvolvida pensando em atender a três etapas para fundamentação de uma empresa.

“T vem de think (pensar), X de experience (experienciar) e M de manage (gerir). O objetivo é fornecer ferramentas para cada tipo de projeto, de acordo com as suas necessidades”, explica.

Ele acrescenta ainda que todas as ideias de negócios passam por cinco meses de mentorias, palestras, workshops, além de muitas atividades, com o objetivo de desenvolver uma empresa estruturada, com maior chance de sucesso no mercado.

Na primeira edição do Cocreation Lab, realizada em 2022, Rose Grapentin viu a oportunidade de transformar seu atendimento de terapias alternativas em uma empresa. Mãe de duas crianças, entendeu que teria mais chances de sucesso se tivesse ajuda.

Divina Terapia

Ela convidou as amigas Geórgia Araújo, Carolina Vidales e Débora Valente que também faziam atendimentos em suas casas, em Divino de São Lourenço, na região do Caparaó, sul do estado. Apesar de as quatro já terem experiência em atendimento, até então não sabiam como empreender. Em cinco meses, a ideia tomou forma, e a Divina Terapia já está abrindo o seu primeiro espaço físico.

O Cocreation Lab é mais uma ação do Programa ES+Criativo, do Governo do Estado, voltado às ações da economia criativa, por meio da Secult e de outras instituições parceiras, fomentando políticas públicas em âmbito estadual e municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. O segmento criativo, além de abranger setores, como o mercado da música, do audiovisual, da gastronomia, do artesanato, dos games, e até mesmo da tecnologia da informação, também amplia uma rede de produtos e serviços, gerando renda e oportunidades.

Serviço:
Cocreation Lab ES
Inscrições pelo site cocreationlab.com.br/editais/
Prazo: 19/06
Mais informações: contato@cocreationlab.com.br

(Com informações da Secult)

Leia também:

ESX 2023: Vitória recebe maior evento de tecnologia e inovação
ChatGPT e mais 5 ferramentas de IA que todo líder deve usar
Vivo busca diversificar atividades investindo em startups
Inclusão digital de jovens de baixa renda é prioridade do governo
Exame de sangue detecta risco de Alzheimer com 96% de precisão
Asteroide que passará próximo à Terra é equivale a 90 elefantes
Motorola apresenta celular que aumenta de tamanho sozinho
Nokia altera seu emblemático logotipo em mudança de estratégia
Jovens de até 24 anos veem 7 vezes menos TV do que idosos
O que muda com o descobrimento de um novo Núcleo da Terra?
Metaverso ainda é promessa distante para a Geração Z

TAGS:
VITÓRIA | TECNOLOGIA | INOVAÇÃO | ESX 2023 | EVENTO