SAÚDE

Projeto de Cariacica leva consultório odontológico para escolas

O projeto funciona nas escolas desde 2014, mas havia sido interrompido devido a pandemia

Em 30/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

O programa escolar de saúde bucal tem como objetivos principais a conscientização da importância da prevenção, o desenvolvimento precoce de hábitos de higiene bucal.

As crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celita Nascimento da Rós, em Jardim América, vão ficar com os sorrisos em dia! É que a unidade de ensino está recebendo os profissionais do Cariacica Sorrindo Mais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O projeto funciona nas escolas municipais desde 2014, mas havia sido interrompido por causa da pandemia de Covid-19.

O programa conta com 5 cirurgiãs-dentistas que atendem utilizando prevenção através de palestras e outros meios, com distribuição de kits de higiene bucal, além da parte curativa em que os procedimentos são feitos usando uma cadeira e um consultório portátil, restaurações mais simples, escovações supervisionadas, aplicações de flúor. Os tratamentos mais complexos são encaminhados para a odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) localizado no bairro Itacibá.

Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde, salienta a importância do Cariacica Sorrindo Mais:

“É um programa que consegue atender a comunidade levando o serviço de saúde bucal para dentro das escolas, atuando de forma preventiva e curativa”.

“A motivação e a educação em saúde são de extrema importância na promoção da saúde bucal da população, por isso devem ser trabalhadas o mais precocemente possível junto aos indivíduos. Desta forma, a idade escolar é o período propício e importante para conscientização e o reconhecimento do papel relevante da prevenção”, destacou Mércia Schmitd, coordenadora de Saúde Bucal do município.

O programa escolar de saúde bucal tem como objetivos principais a conscientização da importância da prevenção, o desenvolvimento precoce de hábitos de higiene bucal, alimentação correta, aproximação e criação de vínculos entre as crianças e o profissional dentista além do envolvimento da saúde com a comunidade escolar. (Semco/PMC)

Leia também:

Pazolini e especialista avaliam nova variante do coronavírus
Quinta-feira (02) é Dia do Samba e de vacinação em Vitória
Índia promete enviar mais vacinas contra covid para a África
O Ministério lança campanha de combate ao Aedes Aegypti
EUA descartam lockdown e a OMS alerta para novos surtos
> Prefeitura de Viana faz ação para combate ao Aedes Aegypti
BioNTech começa a trabalhar em vacina para nova variante
Serra terá semana com vagas para vacinas com e sem agenda
Para especialistas, a nova variante é um desastre anunciado
Mundo tenta se blindar de variante, que começa a se espalhar

TAGS:
CARIACICA | SAÚDE BUCAL | ODONTOLOGIA | SEMUS | ESCOLAS