TEMAS GERAIS

Prova de vida para o INSS deixa de ser exigida presencialmente

A prova de vida será feita pelo governo, que consultará bases de dados públicas e privadas.

Em 02/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Antonio Cruz/Agência Brasil

Para viabilizar a mudança, entre as bases de dados que serão consultadas estão a da renovação da carteira de identidade, do passaporte e a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de votação.

Os cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não terão que fazer mais a prova de vida presencialmente. O anúncio foi feito pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, nesta quarta-feira (2), durante cerimônia no Palácio do Planalto, na qual o presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria com as novas regras. Agora, a prova de vida será feita pelo próprio governo, que consultará bases de dados públicas e privadas para saber se a pessoa está viva.

“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS. Como faremos? Com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, explicou Oliveira sobre o procedimento, que tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios.

Para viabilizar a mudança, entre as bases de dados que serão consultadas estão a da renovação da carteira de identidade, do passaporte e a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de votação.

“Se caso nós não encontrarmos um movimento do cidadão em uma dessas bases, mesmo assim o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida. O INSS proverá meios, com parcerias que fará, para que essa entidade parceira vá à residência e faça a captura biométrica na porta do segurado”, garantiu o presidente do INSS.

A nova regra entrará em vigor depois de publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até amanhã (3). O INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias.

"Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso", informou o governo. ( Por Karine Melo/Agência Brasil)

Leia também:

Cadeirante é atropelada e arrastada por ônibus em Cariacica
Cruzamentos são locais com grandes números de acidentes
ES inicia 2022 com redução de 10,3% nos homicídios dolosos
Cobradores do Transcol voltam a atuar nos coletivos dia 14
Jovem acorda com a barriga aberta em praia de Guarapari
Chuvas causam 24 mortes nos últimos dias em São Paulo
Coreia do Norte dispara míssil mais potente desde 2017
Deslizamento de terra mata três pessoas na Grande São Paulo
12 capitais estão aptas a receber novas redes de internet 5G
Boate Kiss: após 9 anos, os familiares veem início de justiça

TAGS: 
PROVA DE VIDA | INSS | JAIR BOLSONARO | APOSENTADOS | PENSIONISTAS