SAÚDE

Sábado (29) é dia de vacinação sem agendamento na Serra

Estarão disponíveis as vacinas das campanhas, bem com os demais imunizantes de rotina.

Em 28/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Vale a pena reforçar, que, as campanhas da Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite vão até o dia 31 de outubro.

Neste sábado (29), haverá vacinação sem agendamento em diversos pontos da Serra, entre eles, em Unidades de Saúde e no shopping. Quanto às oportunidades, estarão disponíveis as vacinas das campanhas, bem com os demais imunizantes de rotina.

Vale a pena reforçar, que, as campanhas da Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite vão até o dia 31 de outubro. Sendo assim, famílias, vamos colocar em dia a caderneta de vacina das crianças e adolescentes.

Vamos aos locais e horários? Das 8h às 16 horas, nas Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe e Novo Horizonte. Nesse mesmo período, estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida e Nova Carapina II.

Já das 9h às 17 horas, as equipes de saúde da Prefeitura da Serra estarão no L3 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. Excepcionalmente neste domingo (30), devido ao segundo turno das eleições, não haverá vacinação no shopping.

Já separem o documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. Não se esqueçam de apresentar, também, o cartão de vacina da criançada.

CoronaVac

Atenção: a vacina CoronaVac está esgotada tanto no município quanto no Estado. Por isso, neste momento, não será possível vacinar contra a Covid-19 as crianças de três a quatro anos e todos aqueles que precisam da D2 desse imunizante.

A Saúde da Serra orienta as famílias que aguardem a chegada da vacina, já que não há liberação para utilizar outro laboratório para D1 em crianças de três a quatro anos e todos aqueles que precisam da D2 desse imunizante.

Vamos falar um pouquinho sobre essas vacinas?

A multivacinação é destinada para bebês até adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse caso, como acontecem em todas as edições, trata-se de uma ação de atualização de cartão. Uma oportunidade para colocar a caderneta dos pequenos, e não tão pequenos, em dia.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

E a contra Poliomielite?

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus. As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. As principais são:

- Pé torto
- Crescimento diferente das pernas
- Osteoporose
- Paralisia de uma das pernas
- Paralisia dos músculos da fala e da degustação
- Dificuldade de falar
- Atrofia muscular

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas. Nossa meta mínima de cobertura é de 95% desse público-alvo, no entanto, na Serra, está em 50%. (Secom/PMS)

Leia também:

País recebe vacinas da covid para crianças a partir de 6 meses
Serra vai abrir novas vagas para agendamento de consultas
HEC realiza Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral
Outubro Rosa: Paneleiras participam de uma ação pela vida
Serra abre hoje (27) novas vagas para vacina contra Covid-19 
Agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Gripe se aproxima da Covid como principal causa de SRAG
Nutricionistas da Seme é destaque na Mostra de Experiências
Covid: Brasil registra 7,7 mil casos e 197 mortes em 24 horas
PMNV: Secretaria de Saúde alerta sobre Câncer de boca
Alunos de Viana recebem serviços odontológicos na escola

TAGS:
SERRA | VACINAÇÃO | CAMPANHAS | IMUNIZANTES | UNIDADES DE SAÚDE