AGRICULTURA

São Paulo planeja autossuficiência em milho para o Estado

A reunião alinhou a atual situação de uso da terra no Estado, com ênfase na produção de milho.

Em 14/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

São Paulo produz cerca de 3,3 milhões de toneladas do cereal que é usado pela indústria na fabricação de etanol e de ração animal.

Representantes da Secretaria de Agricultura de São Paulo e da companhia de insumos Corteva se reuniram nesta segunda-feira (13) para alinhar o andamento de um plano que prevê autossuficiência em milho para o Estado até 2030.

São Paulo produz, atualmente, cerca de 3,3 milhões de toneladas do cereal que é usado pela indústria na fabricação de etanol e de ração animal, por exemplo, enquanto o consumo paulista é de 8,9 milhões, conforme levantamento da consultoria Horizon Company feito a pedido da Corteva.

A expectativa é que a diferença, que hoje é suprida com a compra de grãos de outros Estados, possa ser produzida em São Paulo, por isso está em andamento o Programa Milho+ SP. Para os próximos quatro anos, a expectativa da secretaria é de um incremento de 4,5 milhões de toneladas de milho.

“O programa prevê o fomento à adoção de tecnologias em pequenas propriedades para o aumento da produção local e à produção do milho por grandes empresas do agronegócio instaladas no Estado. A iniciativa pretende impactar 100 mil agricultores, em 1 milhão de hectares”, disse o comunicado.

A secretaria disse que a reunião desta segunda-feira (13) alinhou a atual situação de uso da terra no Estado de São Paulo, com ênfase no potencial da produção de milho nos hectares paulistas remanescentes.

“Além disso, foram tratadas as principais frentes de atuação do Programa Milho+ SP no incremento à produção do grão no estado por meio da adubação correta do solo, da transferência de conhecimento ao produtor e, principalmente, no uso da tecnologia.”

Junto ao governo paulista, o programa, criado em 2022, envolve a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e as empresas Corteva, Valtra da área de máquinas agrícolas e a multinacional de fertilizantes e Yara Brasil. (Por Reuters, via Forbes Agro)

Leia também:

Mulheres se destacam em vários setores do Agro Capixaba
Vendas da safra de soja do Brasil 22/23 avançam para 35,4%
Produção de açúcar da Índia aumenta 1,8% no acumulado da safra
Brasil habilita mais de 90 empresas a exportar milho à China
Mudança climática pode deixar brasileiro com menos feijão
Anec prevê queda na exportação de soja do Brasil em fevereiro
IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023
Ferrugem asiática cresce na soja 22/23 do Brasil e eleva custo
São Mateus é a melhor cidade para fazer negócios no agro
Programa Municipal de Fruticultura de Linhares se expande
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em janeiro

TAGS:
SÃO PAULO | MILHO | POTENCIAL | PRODUÇÃO | CEREAL | FABRICAÇÃO