POLÍTICA NACIONAL

Senado conclui 1ª restauração de uma das obras danificadas

1ª obra restaurada é o quadro Trigal na Serra, produzido em 1967 pelo pintor Guido Mondin

Em 30/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Jefferson Rudy/Agência Senado

A obra estava encharcada de água e tinha sofrido arranhões provocados por estilhaços de vidro.

O Senado terminou a recuperação de uma das 14 obras de arte que foram danificadas durante os atos golpistas de 8 de janeiro. A primeira obra restaurada é o quadro Trigal na Serra, produzido em 1967 pelo pintor brasileiro Guido Mondin. A tela será reposta na recepção da presidência da Casa.

Após a retomada do controle do Congresso pelas forças de segurança, o quadro foi encontrado no chão, separado da moldura. A obra estava encharcada de água e tinha sofrido arranhões provocados por estilhaços de vidro.

O trabalho de recuperação foi feito pelo laboratório de restauração do Senado. Foram retirados fungos provocados pela umidade e fragmentos de vidro. Uma prensa foi utilizada para planificar a tela, que também ficou empenada.

Guido Mondin produziu cerca de 4 mil telas, que estão expostas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.  Além de pintor, ele atuou como deputado federal e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Mondin morreu em 2000, aos 88 anos.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), até o momento, os prejuízos causados pela depredação às instalações do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) chegaram a R$ 18,5 milhões. O valor está sendo cobrado na Justiça pelo órgão para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em segundo turno, no final de outubro de 2022, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente. As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. (Agência Brasil)

Leia também:

Casagrande defende pautas prioritárias em reunião com Lula
Vamos discutir as perdas com ICMS, diz Lula a governadores
Casagrande participa de reunião do Fórum dos Governadores
Governador Casagrande se reúne com vice-presidente da República
Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro
Itamaraty nomeia novo embaixador do Brasil na Argentina
Jacinda Ardern se despede como premiê da Nova Zelândia
Lula pede desculpas a argentinos por grosserias de Bolsonaro
Chefe da Otan defende aumento no envio de armas à Ucrânia
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres

TAGS:
SENADO | RESTAURAÇÃO | OBRAS | ATOS GOLPISTAS | PREJUÍZOS