NEGÓCIOS

Serra inicia trabalhos para melhorar o ambiente de negócios

Programa Cidade Empreendedora é parceria entre a Prefeitura de Serra, Sebrae/ES e Aderes.

Em 16/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Tom Paparazzy-Secom/PMS

Fomentar a melhoria do ambiente de negócios por meio da gestão pública municipal, como ação de estímulo ao empreendedorismo através de soluções que vão da desburocratização de processos e até incentivo da cultura empreendedora junto aos estudantes da rede pública. Essas são algumas das propostas apontadas no Plano de Ação do Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Prefeitura Municipal de Serra, o Sebrae/ES e a Aderes lançada na última quarta-feira (13). 

"A cidade empreendedora é o instrumento do momento. Normalmente o setor público fica muito preocupado com as grandes indústrias, grandes empresas, em dar grandes incentivos. Nós temos que mudar, temos que dar grandes incentivos para os pequenos. É o nosso desafio neste momento", afirmou o prefeito Sergio Vidigal. 

O plano foi elaborado a partir da realização de um diagnóstico composto por 222 itens, por meio do qual foram apontadas as principais necessidades de melhoria na gestão do município para impactar positivamente o ambiente de negócios local. 

A metodologia do programa propõe trabalhar os aspectos de uma cidade empreendedora, tendo como objeto o governo municipal e sua capacidade e competência de gerar valor para estruturação de um ambiente de negócios saudável, a partir da ação pública.

No total, estão previstas mais de 3 mil horas de consultoria especializada. Entre as soluções propostas no plano, estão a modernização de legislações e de processos internos, capacitações voltadas para a comunidade e para servidores, consultorias para fornecedores e prestadores de serviços junto à prefeitura, realização de iniciativas direcionadas à população atendida pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e ensino de empreendedorismo nas escolas da rede municipal. 

As ações
- Eixo 01: gestão pública empreendedora; 
- Eixo 02: desburocratização; 
- Eixo 03: compras governamentais; 
- Eixo 04: poder público como indutor da inovação;
- Eixo 05: inclusão produtiva; 
- Eixo 06: liderança e território;
- Eixo 07: educação empreendedora; 
- Eixo 08: sala do empreendedor; 
- Eixo 09: projetos especiais;

“Tornar Serra numa cidade empreendedora foi uma das propostas do Plano de Governo do prefeito Sergio Vidigal e esta é mais uma entrega de sua gestão. O programa Cidade Empreendedora vai fortalecer a relação da gestão pública municipal com o empresariado, através de um conjunto de soluções apresentadas pelo Sebrae em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento Estratégico, para ampliar sua capacidade de estimular o empreendedorismo, tornar o município mais competitivo e com maiores oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico e social. Essa parceria entre a Prefeitura, a Aderes e o Sebrae já deu certo, pois sabemos da importância e da influência que a atividade empreendedora exerce na atual realidade brasileira”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lílian Mota.

O lançamento do programa Cidade Empreendedora e a assinatura do protocolo de intenções foram realizados no auditório da faculdade UCL, em Manguinhos, e contou também com a presença do diretor superintendente do Sebrae, Pedro Gilson Rigo e do diretor presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho. 

Leia também:

Minério de ferro amplia perdas com pessimismo sobre demanda
> ArcelorMittal Tubarão estará na CASACOR Espírito Santo 2021
Com operação em Cariacica, Grupo Simec faz 10 anos de Brasil
Curso vai orientar sobre como aumentar as vendas no natal
Carvão atinge máxima com temores sobre oferta na China
Portocel faz operação inédita de embarque de bobinas de papel
Programa da ArcelorMittal oferece curso para construção civil
Vale anuncia distribuição de dividendos de R$ 40,2 bilhões
Aço inoxidável atinge alta recorde na China com baixa oferta
Contratos futuros do minério de ferro despencam na China

TAGS: 
PLANO | CIDADE | EMPREENDEDORA | NEGÓCIOS | PARCERIA | AMBIENTE