CIDADE

Serra realiza Semana Municipal das Juventudes entre 18 e 25

São várias atividades como subida ao Mestre Álvaro, limpeza e luau na praia de Manguinhos.

Em 16/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Futura

A Semana Municipal das Juventudes prevê atividades como subida ao Mestre Álvaro, limpeza e luau na praia de Manguinhos, grafitagem, entre outras.

Em torno dos eixos cidadania, arte, esporte e cultura, será realizada a Semana Municipal das Juventudes, uma iniciativa da Prefeitura de Serra, desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), entre os dias 18 e 25 de setembro, com inúmeras atividades voltadas para a juventude. 

Estão previstas atividades como subida ao Mestre Álvaro, limpeza e luau na praia de Manguinhos, grafitagem, apresentações artísticas nos terminais de ônibus, oficina de skate, rodas de conversas nas escolas e instituições, cineclube, exposição de fotografias e apresentação de vídeos. 

Desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, a programação da semana será pautada pelos 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude: 

Direito à Diversidade e à Igualdade;
Direito ao Desporto e ao Lazer;
Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
Direito à Cultura;
Direito ao Território e à Mobilidade;
Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
Direito à Saúde;
Direito à Educação;
​Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

A Semana das Juventudes conta com o apoio de várias secretarias municipais, Apae, Ceturb e de integrantes da sociedade civil organizada. 

Ainda há espaço para entidades, grupos, coletivos interessadas em promover atividades em diversas áreas, como música, dança, esportes, poesia, exposições e rodas de conversas. Para isso, basta se inscrever pelo formulário no endereço https://bit.ly/semanadasjuventudes2021

Programação

18/09, sábado (das 14h30 às 17h): Abertura oficial da Semana Municipal das Juventudes, com limpeza ecológica na praia de Manguinhos.

18/09, sábado (das17h30 às 21h30): Luau das Juventudes em Manguinhos (Espaço Maresias), realizado por diversos artistas serranos, entre eles, João Paulo, Júnior Rasta, Rômulo Tertúlia, Marol, Sebastião Câncio e Vitor Martins.

19/09, domingo (a partir das 6h30): Caminhada ecológica e limpeza nas trilhas do Mestre Álvaro. Subida por Furnas, até o cume, com o guia Rodolfo Nascimento, onde será estendida uma faixa alusiva à semana.

20 a 24/09, segunda a sexta-feira: Roda de conversa nas escolas e instituições.

20/09, segunda-feira (às 7h): Grafitagem de 11 painéis distribuídos pela cidade de Serra sobre os Direitos da Juventude que serão expostos no Parque da Cidade durante a Mostra Cultural do dia 25.

21/09, terça-feira (às 15h): Encontro do Vôlei, no Ginásio Poliesportiva de Feu Rosa.
(às 19h): Sarau de poesia presencial e transmissão online no Teatro do Eliziário Rangel, com os artistas Jânio Silva, DaSilva, Luiz Emmanuel, Mar Céu, Marciel Cordeiro, Bruna Cabral, Karen Almeida, Caroline Silva e Carlos Abelhão.

22/09, quarta-feira (das 9h às 11h): Ativação da horta no CRAS/CAI e capacitação técnica em agricultura urbana.
- (das 9h às 11h): Roda de conversas e apresentações culturais na APAE de Laranjeiras.
- (às 19h): Inauguração da escolinha de skate do CRAS/CAI em Jardim Carapina com o instrutor Christhian Carlos e bate-papo sobre a importância da participação cidadã para avanços no esporte, exibição de vídeos capixabas de skate, apresentação de atletas amadores e orientação guiada para a prática do esporte.

23/09, quinta feira (às 9h): Formação em Direitos Humanos e Juventude para agentes de Segurança Pública no CRAS/CAI de Jardim Carapina/Boa Vista.
- (das 14h às 19h) "Entre Olhares" - Oficina de fotografia, no Centro de Vivência de Feu Rosa (Rua dos Jacarandás, 45, Feu Rosa).

24/09, sexta-feira (às 18h30): Cineclube no auditório do CAI, em Jardim Carapina, com exibição dos filmes capixabas “Guri” e “Verdade Peregrina” e bate papo com os respectivos diretores Adriano Monteiro e Daiana Rocha.

25/09, sábado (das 15h às 21h): Mostra Cultural de Encerramento da Semana das Juventudes no Parque da Cidade, com exposição de fotos e grafites sobre os 11 direitos da Juventude, roda de capoeira, pinturas em telas, oficina de conserto de livros, distribuição de livros, flash mob literário com o Sebo Ponto de Cultura e diversas apresentações artísticas de jovens dos bairros do município.

Leia também:

Desenvolvimento urbano realiza capacitação de servidores
Viana oferece curso de capacitação de bombeiro hidráulico
Detran inicia implantação de ciclovias no município de Aracruz
GGIM: Serra volta a contar com o Observatório de Segurança
Prefeitura de Vitória anuncia pacote de R$ 1 bilhão até 2024
Serra mais iluminada com novos pontos de iluminação pública
Biblioteca Municipal amplia acervo em formato acessível
Linhares registra queda de quase 50% nos casos de dengue
Projeto da EDP vai distribuir lâmpadas LED a moradores Viana
Município de Vitória faz campanha para arrecadar brinquedos
Prefeitura volta a receber solicitação de liberação de eventos

TAGS:
SERRA | JUVENTUDE | ATIVIDADES | CULTURA | MESTRE ÁLVARO | LUAU | PRAIA