TEMAS GERAIS

Terapia pode ajudar as famílias no desenvolvimento das crianças

A terapia infantil contribui para entender e compreender o que se passa com as crianças.

Em 13/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Faculdade Pitágoras

O tratamento com crianças pode ser transformador, ajudando no desenvolvimento dos aspectos sociais, emocionais e cognitivos.

Pouco sabem, mas a terapia infantil contribui para que o indivíduo possa entender e compreender o que se passa com ele. Além disso, o terapeuta tem como missão auxiliar os pais a trabalharem melhor a capacidade da criança.

O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Bruno Campos, destaca que os psicólogos infantis podem auxiliar em questões relacionadas a dificuldades no desenvolvimento, como por exemplo déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade. Bem como, ajudar as crianças a lidar com traumas na primeira infância.

“A terapia na infância tem o objetivo de apoiar a criança e os pais na escolha de um caminho mais assertivo no processo de maturação emocional".

Bruno acrescenta que, muitas vezes, os pais encontram dificuldades em administrar os conflitos domésticos e educacionais, portanto, ir ao psicólogo é apropriado para orientação diante de qualquer dúvida ou problema relacionado à educação e saúde mental dos filhos.

“É importante destacar que dar atenção ao bem-estar emocional, afetivo, psicossocial e cognitivo é de extrema importância ainda na infância, pois o que ocorre nesse período tem reflexos por toda a vida”, orienta o psicólogo.

Vale lembrar que a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante um atendimento, então é preciso atuar de forma lúdica, com brincadeiras que possibilitem interações de modo que o profissional encontre caminhos para aliviar o sofrimento.

“Embora a prática possa ser semelhante à de adultos, as intervenções e a condução do tratamento se desenvolvem de forma mais lúdica, para que a criança possa demonstrar seus sentimentos e assim diminuir as probabilidades de condições psicológicas graves se formarem no futuro”, acrescenta o coordenador.

Casos recomendados

Crianças com dificuldade de relacionamento com outras da mesma idade, inconsistência com os membros da família, constantes reclamações dos professores, dificuldade em manter a concentração, traumas de infância, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade e depressão.

A maioria desses sintomas pode estar ligado a situações como: mudança de escola ou de endereço, separação dos pais, morte de um ente querido ou até mesmo de um animal de estimação, entre outros.

Vantagens? 

Entre os benefícios então o aumento do rendimento escolar, maior concentração, promoção da integração social da criança, eleva o potencial criativo, incentiva a interação, propicia o amadurecimento psicológico e o poder mental, reduz o excesso de tecnologia, o qual afeta a saúde mental de crianças, aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais, influencia a construção de um relacionamento melhor com os pais e professores e ajuda a criança a compreender que na vida pode acontecer coisas que não queremos. (Po Rosangela Fernandes - AsImp)

Leia também:

Detran|ES alerta para golpes relacionados a leilão de veículos
Procon-ES dá dicas para a compra dos materiais escolares
Viana inaugura 1º campo de lúpulo experimental municipal
Quebec planeja cobrar imposto adicional de não vacinados
Itens de 1ª necessidade tem variação de 215% em janeiro
MPMG abre inquérito para investigar tragédia em Capitólio
Buenos Aires é atingida por blecaute em meio a onda de calor
Procon-ES divulga balanço anual e bancos lideram ranking
Portal do Servidor conta com 39 serviços totalmente digitais
Cinco pessoas de mesma família morrem soterradas em MG

TAGS:
TERAPIA | FAMÍLIAS | CRIANÇAS | DESENVOLVIMENTO | AJUDAR | PSICÓLOGO