CULTURA

Terceiro Gabinete Itinerante da Cultura é realizado em Viana

Secretaria da Cultura (Secult) está percorrendo, em formato presencial, diversos municípios.

Em 23/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor de Andrade-Secom/PMViana

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, apresentou o programa, que, além de ampliar o acesso de mais pessoas aos recursos e às políticas públicas municipais, impacta diretamente todos os setores culturais.

Com o intuito de fortalecer o elo e a troca de experiência de dirigentes municipais, conselheiros e fazedores de cultura pelo Estado, a Secretaria da Cultura (Secult) está percorrendo, em formato presencial, diversos municípios capixabas. O primeiro encontro da 3ª Edição do Gabinete Itinerante da Cultura aconteceu, nessa terça-feira (21), em Viana. A equipe da Secult reuniu representantes do setor cultural na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e apresentou o Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, além de ouvir dúvidas e sugestões do público. 

A abertura do evento foi realizada pelo vice-prefeito de Viana, Fabio Dias, que deu as boas-vindas aos presentes. A ação também contou com a participação do secretário de Esporte, Cultura e Turismo, de Viana, José Olavo Médici e a subsecretária Renata Wexteir. O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, apresentou o programa, que, além de ampliar o acesso de mais pessoas aos recursos e às políticas públicas municipais, impacta diretamente todos os setores culturais, como as culturas populares e as comunidades tradicionais, gerando pertencimento, emprego e renda. Outro ponto foi o alinhamento das políticas de cultura regionais, ou seja, a distribuição de competências e responsabilidades de todos os envolvidos nestas localidades.   

“Para que o município receba esse recurso, é preciso instituir, por meio de uma lei, que, no caso, caracteriza o Fundo Municipal de Cultura e a criação da instância de participação social, do Conselho Municipal de Cultura. É a sociedade civil que acompanha, fiscaliza e garante a continuidade das políticas municipalistas, durante a troca de governos e gestões. É preciso atuar e cobrar para que a troca de gestores evolua e se aprimore, mas, antes, é preciso elaborar um plano de ação que descreva como será o formato de aplicação deste investimento”, destacou Fabrício Noronha.  

O Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo transferirá recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os Fundos Municipais de Cultura, ampliando, assim, as ações de fomento à cultura no Estado, na medida que os municípios estabelecerem as próprias políticas de fomento, ao receberem o investimento. A partir da regulamentação do programa, o Espírito Santo será o primeiro Estado do País a realizar transferências neste formato.                              
Sobre a edição do Gabinete Itinerante em Viana, a subsecretária de Esporte, Cultura e Turismo de Viana, Renata Weixter, pontuou:

“A ação do Gabinete Itinerante representa a construção coletiva da cultura nos municípios e no Estado. É algo inédito, que vai possibilitar mais recursos e oferecer ainda mais oportunidade aos fazedores de cultura locais”.

“Os espaços culturais têm um amplo campo de atuação, com múltiplas funções, e de maneira plural, na difusão e formação cultural em diversas linguagens artísticas. Para a manutenção e a retomada das ações desses locais, os espaços culturais vinculados se beneficiarão diretamente do Sistema, por meio de ações articuladas em rede”, frisou Renata Weixter.

O que o município precisa para participar do Programa Fundo a Fundo: 

- Instituir, por meio de lei, um Fundo Municipal de Cultura e um Conselho Municipal de Cultura;
- Elaborar anualmente um plano de ação que descreva os programas, projetos e ações culturais que serão realizados, por meio de recursos transferidos, em consonância com o Plano Estadual de Cultura;
- Coinvestir os recursos municipais, que serão complementados em até quatro vezes com os recursos do Funcultura, para a destinação no próprio território. O cadastramento do Programa de Coinvestimentos da Cultura – Fundo a Fundo ficará aberto até o dia 30 de novembro, pela plataforma Mapa Cultural.
A equipe da Secult estará à disposição para tirar dúvidas pelo telefone (27) 99745-5536 ou pelo e-mail herialdo.plotegher@secult.es.gov.br. (Secom/PMViana)

Leia também:

Exposição Maré Literária estará no museu da Ilha das Caieiras
Serra Sede recebe feira das artes e comidas típicas neste sábado
Casa da Juventude oferece oficina de dança urbana para jovens
Vitória prorroga as inscrições para aulas de dança gratuitas
Feriado com atrações culturais no Parque da Prainha, Vila Velha
Obras de Luiz Natal serão expostas em Linhares nesse sábado (4)
Governo vai elaborar projeto da Galeria Homero Massena
Espírito Santo disputa o Festival Internacional de Cinema
Serra é protagonista na posse da mesa diretoria da Cultura
Vitória divulga aprovados no Edital de Instrutores e Oficineiros
Linhares comemora Dia do Folclore com atividades culturais

TAGS:
SECULT | VIANA | GABINETE ITINERANTE DA CULTURA | EVENTO | FUNCULTURA