TEMAS GERAIS

Transcol terá ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional

A previsão é que os coletivos comecem a operar a partir de outubro em linhas já existentes.

Em 27/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Os novos ônibus elétricos do sistema Transcol circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória, à partir do mês de outubro.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) entregou para o Sistema Transcol, nesta terça-feira (27), o primeiro dos quatro ônibus elétricos do sistema e que serão os primeiros produzidos totalmente no Brasil e na América latina. O evento foi realizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, Serra, e contou com a presença de autoridades e representantes do setor de transportes. A previsão é que os coletivos comecem a operar a partir de outubro em linhas já existentes.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbado do Espírito Santo, Fábio Damasceno, lembrou que, em 2019, a atual gestão encontrou o sistena Transcol totalmente sucateado, com mais de R$300 milhões de dívidas e demissões em massa, além da redução da frota e redução de quilometragem. 


O secretário de Estado, Fábio Damasceno, falou sobre as mudanças que estão sendo feitas no sistema Transcol. Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

"Em 2019, encontramos o sistena Transcol totalmente sucateado, com mais de R$300 milhões de dívidas, demissões em massa, redução de frota e de quilometragem. Os empresários estavam encurralados e não sabiam mais o que fazer. Foi quando o governador Renato Casagrande assumiu a responsabilidade e afirmou que mudaria aquela realidade. Governo do Estado e empresários uniram as mãos para proporcionar as melhorias no sistema de transporte público em benefício da população da Grande Vitória. Estamos renovando a frota - 40% já possui ar condicionado -, implementando esforços para conseguir chegar até essa realidade do ônibus elétrico, que comecará a circular no mês de outubro, com quatro veículos, disse Fábio. 

Os ônibus, chamados de e-Bus, têm 12,5 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros. Eles foram fabricados, em parceria, pelas empresas nacionais, Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria), WEG (motor elétrico e baterias) e Eletra (montagem). Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos ônibus, além de frenagem regenerativa, que possibilita recargas a cada frenagem. 


A presidente da Eletra, Milena Braga Romani. Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Os novos ônibus circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um dos veículos tem autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. Ao entrar em operação, esses veículos irão fornecer informações de viabilidade para a renovação de futura.

"Estamos entregando o primeiro ônibus elétrico 100% naional para o Estado do Espírito Santo, é um marco muito importante para a indústria nacional. É a união das quatro empresas que integram o sistema, que são: Eletra, WEG, Mercedez e Caio, juntamente com o esforço do governo do Estado e dos empresários capixabas do transporte, nesse projeto de mobilidade urbana", disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romani.

Leia também:

Sem consenso no Senado, MP que aumenta conta de luz perde a validade
Elton John é celebrado por Joe Biden na Casa Branca
TST instala totens para ampliar acesso à Justiça do Trabalho
> ​Corrida Garoto 2022: as vias de Vila Velha serão interditadas
Nova Venécia cria projeto para mulheres empreendedoras
Termina prazo para tirar versão impressa do título eleitoral
Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro
Linhares: Mutirão de negociação do Procon começa hoje
Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro
Setor de hotelaria perde dinheiro ao não investir em inclusão
Novo Napant será construído no estaleiro Jurong Aracruz​

TAGS:
TRANSCOL | ÔNIBUS | ELÉTRICO | ENTREGA | GRANDE VITÓRIA