EDUCAÇÃO

UVV e UFES estão entre as universidades empreendedoras

realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país.

Em 28/11/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/UFES

O ranking é feito por coleta de dados e avalia as universidades a partir de seis critérios: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.


 Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) divulgou o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O estudo apontou que a Universidade Vila Velha (UVV) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão entre as mais empreendedoras do Brasil, na 23ª e 61ª colocação, respectivamente. 

>> Petrobras seleciona escolas públicas para receber notebooks

O ranking é feito por coleta de dados e avalia as universidades a partir de seis critérios: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. No estudo deste ano, foram analisadas mais de 100 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes.

“O IES Empreendedores destaca cases e iniciativas inovadoras nas universidades, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a extensão. O ranking não apenas apresenta as instituições, mas também serve como fonte de inspiração e orientação para que as demais sigam os caminhos e boas práticas que o Brasil está desenvolvendo nessa temática”, disse Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior.

Desde 2016 a Brasil Júnior tem conduzido o Ranking de Universidades Empreendedoras, que é divulgado a cada dois anos, contribuindo para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro.

Protagonista

Rafaella Nascimento, líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher na coordenação geral do ranking de universidades empreendedoras, explicou que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país.

“Acreditamos que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país, reconhecendo a educação como o elemento fundamental. Com o estudo temos o propósito de ampliar o conhecimento sobre o ensino superior brasileiro e dar voz ao jovem que anseia participar ativamente dessa mudança”, explicou.

Institutos empreendedores 

A Brasil Júnior também lançou um estudo inédito que observa as práticas empreendedoras nos institutos federais. O Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE) analisou mais de 30 instituições em todo o Brasil, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). 

O índice apontou que o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) obteve a melhor análise de empreendedorismo do estado, com a nota 57,41. (Por Taís Gomes/AsImp)

Os rankings:
Os rankings das universidades estão disponíveis no site Universidades Empreendedoras

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Petrobras seleciona escolas públicas para receber notebooks
Fies : Inscrições para vagas remanescentes terminam quinta
Cachoeiro: Rematrícula será aberta nesta segunda-feira (27)
Enade: prazo para preencher questionário termina sábado
Mais de 85% dos alunos do EaD são trabalhadores, diz MEC
Governo quer alunos da educação especial em classes comuns
Pré-matrícula para educação infantil inicia quarta em Linhares
Escola de Viana usa capoeira para ensinar história e arte
Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem
PML disponibiliza mais de 3 mil vagas para educação infantil

TAGS:
UNIVERSIDADES | RANNKING | FEDERAIS | EMPREENDEDORAS | PROGRAMAÇÃO