DR-ANIMAL

Vitória da Castração Animal: Clínicas já podem se credenciar

O programa tem objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono.

Em 16/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

O credenciamento ficará disponível durante 15 dias, podendo haver uma extensão do prazo. Podem ser credenciadas clínicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

As clínicas veterinárias interessadas em participar do Programa "Vitória da Castração Animal" já podem acessar o Edital de Credenciamentono Portal da Prefeitura de Vitória.

O documento contém as exigências para a contratação dos serviços (documentos para habilitação, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira etc), modelos a serem preenchidos, planilha com os valores dos serviços e resposta as dúvidas frequentes.

Lançado na terça-feira (10), Dia Estadual do Protetor de Animais, pelo prefeito Lorenzo Pazolini, o programa visa ao controle populacional de cães e gatos, com objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono, na capital. Nas próximas semanas, será lançado o cadastramento dos tutores interessados na castração de seus animais.

Credenciamento

O credenciamento ficará disponível durante 15 dias, podendo haver uma extensão do prazo. Podem ser credenciadas clínicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Serviços

Os serviços englobam microchipagem, cadastro e esterilização cirúrgica de cães e gatos, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.

"O programa tem esse diferencial de custear os exames e os medicamentos, com o objetivo de reduzir o risco de óbito e proporcionar um melhor acompanhamento dos animais", explica Breno Panetto, subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, de vitória.

Somente no primeiro ano do programa, está prevista a realização de castração de três mil animais, o que representa um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

Saiba Mais

A quantidade de serviços a ser realizada, por empresa credenciada, será definida de acordo com a demanda e o número de credenciados, observada a capacidade instalada de cada prestador de serviço.

As castrações, exames clínicos e laboratoriais e demais procedimentos ocorrerão nas dependências dos credenciados, devendo estes disporem de local adequado para a prestação dos serviços em Vitória ou nos municípios vizinhos: Vila Velha, Serra e Cariacica.

Para a execução do programa, as empresas contratadas ou conveniadas deverão atender às especificações contidas nas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária quanto aos equipamentos e materiais necessários. (Secom/pmv).

Leia também:

Ação: Animais resgatados em Vitória estão aptos para adoção
Além de amigos, cães podem ser protetores da vida humana
Pesquisa revela que tutores não identificam sobrepeso nos cães
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo

TAGS:
PET | CÃES | RAÇÃO | ANIMAIS | ESPORTES | SAÚDE | ECONOMIA | AMIZADE | VETERINÁRIO