LAZER

Vitória: Festival de teatro promove encontro de idosos

Emoções, risos, abraços e reencontros marcaram a 13ª edição do SCFV para Pessoa Idosa.

Em 25/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O festival é o resultado do trabalho desenvolvido com os grupos de pessoas idosas dentro do eixo participação social.

Emoções, risos, abraços, encontros e reencontros marcaram a 13ª edição do Encontro de Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Pessoa Idosa de Vitória, na sexta-feira (21). Em cena, pessoas idosas que mostram que talento pode vir de berço ou ser adquirido ao longo dos anos nas oficinas de teatro ofertadas nos espaços de convivência de Vitória. 

Um deles foi João Manoel Antunes, de 73 anos, que interpretou o cantor Roberto Carlos na peça "Quem não se comunica se trumbica", ao lado de outros usuários do Serviço de Convivência do Centro.

"Estar no palco é uma emoção indescritível. Esqueço tudo. Alivia o estresse. Tenho cinco stents (aparelho usado para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária e trazer um ritmo normal), mas me sinto muito bem. O teatro faz parte do meu pacote de sobrevivência", disse João Manoel.

Sobre o talento, seu João contou que desde pequeno foi o "palhaço" da família.

"Acho que tenho alma de artista. Acho que tenho um talento que estava adormecido, que aflorou nas oficinas de teatro", contou João Manoel. 

Na primeira fila do auditório, Fátima Marangoni, usuária do CCTI de Jardim da Penha, que estava acompanhada do neto Bernardo Luiz (9), deixava transparecer a alegria a cada peça encenada no palco. 

"É a primeira vez que venho assistir. Estou maravilhada. Estou adorando. Estou surpresa com a riqueza dos trabalhos e com as encenações", comentou ela. 


Foto: Divulgação/PMV

Dona Jacinta Araribe Pinto, integrante do grupo de teatro Alegria (de Jaguaré) era outra que transbordava felicidade ao lado das colegas. Ela contou que estava emocionada por poder se apresentar na décima terceira edição do Encontro um dia após completar 80 anos.

"A gente se dedica muito e receber os aplausos traz muita alegria. No palco, esqueço os problemas", contou dona Jacinta, que para chegar a vitória, percorreu mais de 204 quilômetros.

O Festival

O festival é o resultado do trabalho desenvolvido com os grupos de pessoas idosas dentro do eixo participação social. O Encontro reuniu 250 pessoas idosas que participam de atividades no SCFV de Vitória.  Ao todo, são 69 grupos de convivência distribuídos nos sete equipamentos de convivência voltados para esse público na capital.  

O XIII Encontro de Teatro, promovido pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Serviços de Convivência, contou também com a presença de um grupo de Jaguaré e outro de Serra.

Para a gerente do Serviço de Convivência, Cristina Silva, o evento é mais uma ação focada no fortalecimento de vínculos, promoção da melhoria da qualidade de vida e a celebração do protagonismo da pessoa idosa. 

"O teatro é uma importante ferramenta para o crescimento da autoestima, a socialização, o treinamento da memória da pessoa idosa", destacou Cristina.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou que o encontro é mais uma demonstração do que o trabalho da Assistência Social promove na vida dos idosos e de suas famílias. Trabalhamos com foco no fortalecimento vínculos familiares e comunitários, e com público prioritário a ser atendido. Em 2020 a edição foi de forma remota e no ano passado não houve a Mostra de Teatro devido a pandemia, ver o auditório da prefeitura lotado e os idosos se encontrando e refletindo sobre temas do dia-a-dia foi gratificante. (Secom/PMV)

Leia também:

Sextou na Praça leva show gratuito de samba e Cachoeiro
Linhares: Regência terá Micafubica no próximo fim de semana
Bloco Em Cima da Hora faz apresentação especial nesta sexta
Fantástico Mundo do Consumidor chega a Jardim da Penha
Carreta do Cinema trás diversão, cultura e educação a Vitória
Projeto “Brincando na Rua com Cecília” reúne a criançada
Vitória: Dia das Crianças terá brincadeiras, música e vacinação
Procon de Vitória realiza uma programação para as famílias
Festa do Dia das Crianças começa no sábado (8) em Vitória
Bairros de Cachoeiro vão receber “aulões” de dança mix

TAGS:
VITÓRIA | FESTIVAL | ENCONTRO | IDOSOS | TEATRO