MOBILIDADE URBANA

Vitória inaugura uma nova ciclovia da Avenida Rio Branco

Os amantes da bike ganharam um novo e exclusivo espaço para praticar essa modalidade.

Em 13/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/PMV

Ela tem um quilômetro e vai da Ponte Ayrton Senna até a Avenida Reta da Penha, na Praia do Canto, levando segurança e conforto para os ciclistas.

Os amantes da bike ganharam um novo e exclusivo espaço para praticar essa modalidade que tanto contribui para a mobilidade urbana e o meio ambiente. Na manhã deste domingo (12), à Prefeitura de Vitória inaugurou a ciclovia da Avenida Rio Branco.

Ela tem um quilômetro e vai da Ponte Ayrton Senna até a Avenida Reta da Penha, na Praia do Canto, levando segurança e conforto para os ciclistas.

A construção da nova ciclovia foi concebida sob três pilares: ciclovia no canteiro central, manutenção das vagas de estacionamento na Rio Branco e preservação das árvores.

A ciclovia torna a cidade ainda mais agradável e sustentável, promovendo qualidade de vida e formando um grande anel cicloviário na cidade, conforme destaca Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.

"Um importante momento para a cidade de Vitória. Estamos inaugurando uma ciclovia que há muito tempo era esperada pela população de Vitória que inclusive, chegou a ser alvo de processo judicial e com diálogo, bom senso e ponderação, conseguimos vencer. Agora nós estamos juntando Jardim da Penha passando pela Avenida Rio Branco e chegando à Leitão da Silva. Então, uma ciclovia importantíssima priorizando o modal da bike para que a cidade possa se desenvolver cada vez mais e as pessoas possam pedalar com mais segurança".

A obra traz novidade. A utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores permite o escoamento da água das chuvas até o solo, irrigando as árvores. Esse piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.

Além disso, foram implantados jardins com comprimentos variados e com 50 cm de largura, entre as árvores existentes, para dar proteção ao ciclista. Os jardins ficaram afastados 1,50 m das áreas das árvores em concreto permeável.

Ao lado de cada árvore foram implantados três gradis metálico de proteção para o ciclista, com 1.20 metro cada. O gradil foi feito em tubo de aço galvanizado com acabamento em pintura eletrostática na cor preta.

Para o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEDEC), Luciano Forrechi, o grande destaque dessa ciclovia foi a manutenção da arborização já existente no local e a interligação com outros espaços da cidade.

"Não apenas a Praia do Canto ganha com essa ciclovia, mas, sim, a cidade, pois foi mantido o equilíbrio ambiental com a mobilidade urbana". 

Os ciclistas presentes no evento elogiaram bastante todo o trabalho realizado pela atual gestão da Prefeitura de Vitória. "Eu moro há 28 anos na Praia do Canto e sempre acompanhei a PMV  apoiando o nosso bairro. O resultado é esse aí, de um trabalho bem feito", contou George Bomfim. 

Outro ciclista que também curtiu muito a inauguração da nova ciclovia foi o Nei Souza.

"Eu moro aqui em Vitória desde moleque. Estou muito satisfeito com a inauguração da ciclovia da Avenida Rio Branco. Ela vai ajudar muito a nós, ciclistas. Essa parte da estrutura da capital está sendo muito bem cuidada pelo nosso prefeito Pazzolini".

O evento contou com a apresentação do cantor Saulo Simonassi. Para a alegria e diversão da criançada que estava presente, um pula-pula e tobogã foram montados no local. (Secom/PMV)

Leia também:

Guarapari: Estrada de Baía Nova à Rio da Prata será asfaltada
Serra: Moradores do Planalto Serrano comemoram escadaria
PMVV: ​Darly Santos recebe serviço de patrolamento de vias
Drenagem e pavimentação em cinco vias na Praia da Costa
Vitória: Bairro Boa Vista ganha quadra poliesportiva coberta
Minha Rua Melhor avança para levar infraestrutura em Viana
Marataízes: obras do complexo esportivo seguem a todo vapor
Prefeitura realiza obras de pavimentação no bairro Glória
Praça São Pedro de Anchieta será reconstruída com mudanças
Obras de macrodrenagem avançam em 2 frentes em Cachoeiro
Linhares realiza serviço de capina e roçada em diversos bairros

TAGS:
VITÓRIA | CICLOVIA | AVENIDA RIO BRANCO | ESPAÇO | CONSTRUÇÃO