CIDADANIA

Vitória: Nova temporada leva cultura de paz a estudantes

A partir desta sexta-feira (28), até novembro, a Casa do Cidadão vai receber 3 mil estudantes

Em 27/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A cada semana, o espaço vai receber uma média de 90 estudantes do 9º ano e do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também terão momentos de descontração e vão receber café da manhã, almoço e lanches.

Vai começar a temporada 2023 do Projeto Cidadania Fundamental. A partir desta sexta-feira (28), até novembro, a Casa do Cidadão vai receber 3 mil estudantes de 46 escolas da rede municipal de ensino para um dia inteiro de atividades e vivências nos campos da cidadania, direitos humanos e mundo do trabalho.

A cada semana, o espaço vai receber uma média de 90 estudantes do 9º ano e do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também terão momentos de descontração e vão receber café da manhã, almoço e lanches.

"Nossos adolescentes e jovens são envolvidos em atividades que resgatam valores para o desenvolvimento de uma sociedade sem violência e inclusiva. Ao longo do dia, eles são estimulados a dialogar e a refletir sobre direitos humanos e o papel de cada um", diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

"Nosso objetivo é criar um espaço para que os estudantes dialoguem sobre os direitos humanos, reconhecendo-se e aos outros como sujeitos de direitos, um processo fundamental para coexistir na diferença, com base no respeito. Desta forma, o Projeto é essencial para evitarmos a proliferação dos discursos de ódio, do sofrimento, das inferiorizações, que ultrajam os direitos humanos", diz a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia.

Cidadania Fundamental

O Cidadania Fundamental é executado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e pela Secretaria de Educação (Seme). Também são desenvolvidas atividades em parceria com outras secretarias, como Saúde e Assistência Social. 

Ao longo do dia, das 8h às 16h, e os estudantes dialogam sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmisíveis); relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; direito do consumidor; e orientações ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.

Além disso, são emitidos a segunda via da Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade (Registro Geral) e a Carteira de Trabalho digital para os participantes. O transporte dos estudantes é feito pelas escolas e os participantes recebem mochilas, squeezes e camisetas.

Resultados do Projeto

Criado em 2010, o Cidadania Fundamental já alcançou 15.800 estudantes em 13 edições (devido à pandemia de Covid-19, o projeto não foi realizado em 2020). Além das vivências formativas e lúdicas, o projeto possibilitou a emissão gratuita de documentos, como

- 3.513 Carteiras de Identidade
- 4.332 Carteiras de Trabalho (no início, eram físicas. Atualmente, são digitais)
- 3.055 CPFs
- 237 emissões de 2ª Via de Certidão de Nascimento. (Secom/PMV)

Leia também:

Bairo Jardim Tropical recebe o próximo Serra + Cidadã
Cachoeiro abre inscrições para candidatos ao Conselho Tutelar
Mobiliza Cariacica promove oficinas no Cras de Bela Aurora
Campanha de doação do IR para o fundo municipal do idoso
Serra: Programa Família Presente faz mais de 300 atendimentos
Serra: Conselho do idoso lança campanha de arrecadação
Nova Venécia: Patrimônio de Boa Vista recebe CAD Itinerante
Cariacica + Perto de Você reuniu 33 serviços para população
Cidadania oferta workshop gratuito sobre marketing digital
Em 2023, 523 vítimas de trabalho escravo foram resgatadas
Programação do Dia da Mulher terá Balcão de Empregos

TAGS:
VITÓRIA | TEMPORADA | PAZ | ESTUDANTES | CIDADANIA