EDUCAÇÃO

Aprender Valor: Linhares inicia a Avaliação de Diagnóstico

Escolas da rede pública municipal iniciou, nesta quinta-feira (26), a Avaliação de Diagnóstico.

Em 26/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Tozatto-Secom/PML

A avaliação é aplicada aos alunos do 5º, 7º e 9º anos, contendo questões referentes à Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quinta-feira (26), a Avaliação de Diagnóstico que é o primeiro passo para a execução do programa de educação financeira “Aprender Valor”, direcionado aos alunos de nove escolas de Ensino Fundamental do município. Os questionários serão aplicados também nesta sexta (27) e a segunda (30) e terça (31), para atingir os dois grupos de revezamento.

A avaliação é aplicada aos alunos do 5º, 7º e 9º anos, contendo questões referentes à Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro. A professora da Emef Jerônimo Monteiro, localizada no Bairro Novo Horizonte, Andréia Bissoli, participa do programa e destaca a importância de desenvolver o projeto na unidade de ensino.

“Desde criança o aluno precisa aprender a economizar, para crescer um adulto consciente, saber como administrar seu dinheiro, e não gastar além do que se ganha, e isso acaba refletindo na família, quando acontece a interação. Nós professores iniciamos a formação na plataforma e tem muito conteúdo para nos dar suporte para trabalharmos as atividades em sala de aula. Como pessoa, o programa tem me feito refletir ainda mais sobre meus gastos e onde posso chegar”, disse a professora.

O programa é uma iniciativa do Banco Central e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Consiste em levar conhecimentos sobre as formas de melhorar a gestão do dinheiro. Além dos alunos, professores, diretores e pedagogos também participam de formações online ao longo da execução do programa.

“Iniciamos esse programa na rede e pretendemos nos próximos projetos o engajamento de mais escolas, pois é muito motivador para nossos alunos, além de auxiliar em outras disciplinas e habilidades que condizem com o currículo escolar. O programa auxilia também na organização da família, no controle, na autonomia e na responsabilidade com a gestão financeira”, destacou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lazarela Guasti de Moura Renon.

De setembro e outubro serão desenvolvidos nas escolas projetos que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares.

“O programa nos deixa muito otimistas, pois é importante para nós servidores e para os alunos já começarem a ter um olhar diferenciado sobre a gestão financeira. O conhecimento que vão adquirir aqui na escola com o programa será levado para vida, para o futuro dos alunos, e também transmitido às famílias”, disse a diretora Patrícia Farage Fabrício.

As escolas

As escolas participantes do programa são: Emef Roberto Moreira, no Araçá; Emef Caboclo Bernardo, no Planalto; Emef Professora Eliana Correa Pinafo, em Bebedouro; Emef Jerônimo Monteiro, no BNH; Emef Antônio Fernandes de Almeida e Samuel Batista Cruz, no Interlagos; Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga; Emef Luiz de Camões, no Conceição; Emef Orozimbo Leite, no Guaxe.

O programa

O programa de educação financeira “Aprender Valor” visa estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. É financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. (Por Valda Ravani - Secom/PML)

Leia também:

Prefeitura de Guarapari anuncia retorno das aulas do berçário
Sedu anuncia mudanças para Novo Ensino Médio Capixaba
Vila Velha inicia projeto de contação de histórias nas escolas
Profissionais das escolas de Vitória encontram soluções criativas
Inscrições abertas para apoio de projetos educacionais no ES
Vitória convoca 329 profissionais para atuar na Rede de Ensino
Prefeitura de Vila Velha oferece Curso de Libras para servidores
Vitória está com 1.961 vagas disponíveis para Educação Infantil
Educação financeira vai ajudar alunos e famílias de Vila Velha
Qualificar ES abre mais 5 mil novas vagas para cursos on-line
Professores da EJA terão formação sobre o Mundo do Trabalho
Marcopolo oferece cursos para comunidades de São Mateus

TAGS:
APRENDER VALOR | EDUCAÇÃO INFANTIL | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO