MEIO AMBIENTE

Área de florestas queimadas quase dobra em 1 ano, diz MapBiomas

De acordo com os dados do relatório, a Amazônia queimou 50% a mais do que em 2021.

Em 31/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Andre Penner/AP

Dados do Monitor do Fogo mostram que cerca de 2,8 milhões de hectares de florestas foram queimados entre janeiro e dezembro de 2022, área equivalente ao tamanho de Porto Velho. Amazônia foi o bioma que mais queimou.

 

A área de florestas queimadas no Brasil quase dobrou em um ano. Um levantamento do MapBiomas divulgado nesta terça-feira (31) aponta que cerca de 2,8 milhões de hectares de floresta sucumbiu em chamas em 2022.

O número representa um crescimento de 93% em relação ao ano anterior, quando a área queimada atingiu aproximadamente 1,4 milhão de hectares.

Segundo o índice, 85% da área de florestas queimadas ocorreu na Amazônia e a maior parte das queimadas no bioma ocorreu em agosto, setembro e outubro do ano passado.

Foi justamente nessa época que a floresta registrou altas taxas de foco, como o pior agosto de queimadas dos últimos 12 anos e o pior setembro dos últimos 24.

A temporada de incêndios geralmente ocorre na Amazônia entre junho e outubro, mas fazendeiros, garimpeiros e grileiros derrubam a floresta e se preparam para queimá-la durante todo o ano.

Mesmo assim, ainda de acordo com os dados do relatório, a Amazônia queimou 50% a mais do que em 2021 somente em dezembro.

O Monitor do Fogo do MapBiomas também mostra que quando levado em conta todo o território brasileiro, não apenas as formações florestais, cerca de 16,3 milhões de hectares foram queimados entre janeiro e dezembro do ano passado, uma área equivalente ao estado do Acre.

Esse número representa um crescimento de 14% em relação a 2021, quando cerca de 14,2 milhões de hectares foram queimados.

No gráfico abaixo é possível ver o ranking dos territórios mais afetados pelas queimadas de acordo com o agrupamento territorial (os seis biomas que dividem o Brasil):

Fonte: MapBiomas

Territórios mais afetados

Ainda de acordo com o índice, em 2022 o fogo atingiu com força o Cerrado brasileiro:

  • No bioma, mais de 7,4 milhões de hectares queimaram no ano passado, um aumento de 18% em relação ao ano anterior;
  • Esse número faz com que o Cerrado fique em segundo lugar no ranking dos territórios mais afetados pelas queimadas, atrás somente da Amazônia;
  • Apesar disso, o Cerrado continua como o bioma mais afetado pelo fogo, já que sua área total equivale a metade da extensão da Amazônia brasileira.

Na Amazônia os números foram os seguintes:

  • 7,9 milhões de hectares, ou praticamente metade do fogo (49%) registrado em 2022.

Enquanto isso, no Pampa, um bioma que no Brasil está restrito ao Rio Grande do Sul, a área total queimada em 2022 atingiu 39.166 hectares. Segundo os dados do Monitor do Fogo, essa é a maior extensão registrada para o bioma nos últimos quatro anos.

A maior parte dessas queimadas se concentrou no período do verão, nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro.

Já na Mata Atlântica e o Pantanal apresentaram a menor área queimada nos últimos quatro anos: 203 mil hectares no caso da Mata Atlântica e 194 mil no caso do Pantanal. Em relação a 2021, a redução foi de 85% no caso do Pantanal. (Por Roberto Peixoto, do G1)

Leia também:

Mais de meia tonelada de óleo é retirada da praia de Guriri/ES
PMVV alerta sobre risco de acidentes com animais nas praias
Prefeitura de João Neiva orienta sobre descarte de eletrônicos
Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia, diz Thérèse Coffey
Crianças aprendem sobre cuidado com o meio ambiente
Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes
ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI
Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia
Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES

TAGS:
QUEIMADAS | DESMATAMENTO | AMAZÔNIA | MATA ATLANTICA | NATUREZA