AGROPECUÁRIA

Associação de remédios pode acelerar tratamento dos bovinos

Uso associado de medicamentos é geralmente indicado quando há doença infectocontagiosa.

Em 17/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Syntec

Especialista alerta que o uso de medicamentos associados deve ser recomendado e acompanhado por um médico veterinário.

“Não existe infecção sem inflamação. Nesses casos, para evitar ainda mais prejuízos à saúde do gado e aos pecuaristas, a associação de antibióticos e anti-inflamatórios pode ser uma solução eficaz para o bom manejo sanitário dos animais”, esclarece o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Grandes Animais da Syntec do Brasil. 

O especialista alerta que o uso de medicamentos associados deve ser recomendado e acompanhado por um médico veterinário.

“É preciso entender o real problema do animal, o que é necessário para reestabelecer sua saúde rapidamente, evitando que ele fique muito tempo em tratamento. Para isso, é necessário acompanhamento profissional que garantirá o melhor tratamento do gado”. 

Thales Vechiato explica que o uso associado de medicamentos é geralmente indicado quando há doença infectocontagiosa.

“A função do antibiótico é eliminar bactérias e do anti-inflamatório agir na dor e na causa da inflamação. Juntos, eles proporcionam alívio e tratamento eficaz, ajudando na rápida recuperação dos bovinos”. 

Outro ponto de atenção indicado pelo veterinário da Syntec refere-se ao tempo de uso dos medicamentos, principalmente no caso dos anti-inflamatórios. Vechiato assinala que há princípios ativos específicos para cada tipo de problema.

“Quando você tem um desafio sanitário que deve ser tratado imediatamente e que não virou infecção, indicamos o uso de Dexametasona, princípio ativo que age rapidamente na inflamação e na dor. Já quando a inflamação está instalada – por exemplo, o animal está mancando – pode ser usado Diclofenaco. Mas quando o tratamento precisa ser maior, de 5 a 7 dias, aí a recomendação é o uso de Meloxicam, que reúne ativos que protegem o trato gastrointestinal. Na Syntec, oferecemos amplo portfólio de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos para grandes animais, mas lembramos sempre da importância do acompanhamento de um veterinário para o melhor resultado do tratamento”, finaliza. (Por Fernanda Souza - AsImp)

Leia também: 

Idaf entrega 27 certificados de Selo Arte para 8 agroindústrias
CNA entrega propostas da agropecuária para COP26
Valor de produção de produtos pecuários atinge R$ 75,5 bi
Laboratório de análise da qualidade do Leite será ampliado
Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil
Produtores capixabas devem vacinar rebanho contra brucelose
Proprietários de imóveis rurais já podem emitir CCIR 2021
Doença respiratória no inverno prejudica equinos, diz estudo

TAGS:
MEDICAMENTOS | VETERINÁRIO | MÉDICO | TRATAMENTO | BOVINOS