CIDADE

Cachoeiro: áreas afetadas pelas chuvas recebem limpeza

Cachoeiro mobilizou suas equipes para atender as ocorrências relacionadas ao temporal.

Em 26/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou os trabalhos de limpeza e retirada de detritos no bairro Nova Brasília ainda na noite de terça-feira (24), e seguem nas áreas mais afetadas.

Com as fortes chuvas registradas a partir do fim da tarde de terça-feira (24), a Prefeitura de Cachoeiro mobilizou suas equipes para atender as ocorrências relacionadas ao temporal.

Os trabalhos de limpeza e retirada de detritos começaram a ser realizados ainda na noite de terça, no bairro Nova Brasília, e seguem nesta quarta (25) nas áreas mais afetadas. Entre elas, o bairro São Geraldo, que registrou um acumulado de 73 milímetros de chuvas nas últimas horas. Na região, servidores removem a lama que encobriu a rua João Sasso. 

Também foram registrados pontos de alagamento nos bairros Basileia, Baiminas, Rui Pinto Bandeira, Aeroporto, Guandu, Jardim Itapemirim, Gilson Carone, Coramara e no distrito de Pacotuba, onde a água invadiu uma casa. 

Ruas do Guandu recebem nova limpeza de bueiros, para melhorar a vazão da água da chuva e reduzir as chances de surgimento de pontos de alagamento. No Gilson Carone, servidores limpam a rua Demétrio Ultramar. 

Outras ocorrências 

De acordo com a Defesa Civil do município, na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, a queda de uma barreira causou o bloqueio parcial do trânsito no local, na altura da antiga sede da Viação Itapemirim. Na rua Moisés Altoé (Recanto) e na avenida José Félix Chein (Linha Vermelha), foram registrados danos estruturais em dois imóveis.

Na rodovia Lúcio Meira, que liga Cachoeiro a Muqui, vários pontos de deslizamentos de terra e quedas de árvores foram registrados.

Visita aos locais afetados 

Pela manhã, um grupo de representantes de secretarias municipais, coordenado pelo vice-prefeito Ruy Guedes, visitou locais onde foram registrados pontos de alagamento. 

“As equipes de manutenção seguirão acompanhando, de perto, a situação em cada região, realizando os serviços necessários para mitigar os efeitos do temporal. Ao mesmo tempo, estamos avaliando as medidas de médio e longo prazos para solucionar esses transtornos”, afirma Ruy Guedes. 

Monitoramento do Rio Itapemirim

Além de atuar nas ocorrências relacionadas às chuvas, a Defesa Civil de Cachoeiro também acompanha o volume do rio Itapemirim.

Às 11h desta quarta-feira (25), o nível estava 1,61 m acima do normal, com tendência de subida. A população pode acompanhar a medição, que é registrada de hora em hora, na página www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao.

Fale com a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil de Cachoeiro, a previsão é de mais chuvas para as próximas horas. Por isso, a situação é de alerta, dada a ampliação dos riscos de eventos como deslizamentos de terra e alagamentos. Caso identifique uma situação de risco, o cidadão deve acionar o órgão por meio dos telefones 199 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) ou (28) 98814-3497 (plantão de emergência, inclusive nos sábados, domingos e feriados). (Secom/PMCI)

Leia também:

Cariacica participa do Programa Cidade Empreendedora
1º leilão do ano acontece dia 15 de fevereiro em Vila Velha
Serra reduz em 26% a conta de iluminação pública em 2022
Nova Venécia anuncia projeto de construção de mais uma US
Vitória tem 2º menor prazo do país na abertura de empresas
Festival Cidade do Futuro movimenta capital de São Paulo
Vitória recebe novos abrigos com mais segurança e conforto
Coleta Vix: campanha de conscientização tem início em Vitória
Procon de Vila Velha dá dicas aos consumidores para o verão
Procon de Cachoeiro alerta para as práticas abusivas no verão
Jabaeté terá novas unidades de saúde e de ensino infantil

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | EQUIPES | TEMPORAL | LIMPEZA | CHUVAS