POLÍTICA NACIONAL

Câmara aprova programa para prevenção da depressão

Câmara aprovou o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão

Em 11/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

O texto estabelece oito objetivos e prevê a garantia do acesso integral à atenção psicossocial e ao tratamento adequado das pessoas com depressão no Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para as ações preventivas.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão. A matéria segue para o Senado.

O texto estabelece oito objetivos e prevê a garantia do acesso integral à atenção psicossocial e ao tratamento adequado das pessoas com depressão no Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para as ações preventivas.

Entre as ações previstas está a realização de campanhas educativas, permanentes e especiais na Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, para esclarecer sobre os diversos aspectos envolvidos, voltadas principalmente para crianças e adolescentes. O evento deve ser realizado anualmente na semana que compreende o dia 10 de outubro.

A matéria prevê ainda a garantia de informação e acesso aos serviços especializados de saúde aos portadores de transtornos depressivos e o apoio a familiares e pessoas próximas da pessoa com depressão. Além disso, estabelece a celebração de acordos e convênios para a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no combate à depressão e para o diagnóstico precoce. 

“A depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes no mundo, além de demonstrar tendência de aumento. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, ela afeta cerca de 300 milhões de pessoas, o que representa 4,4% da população mundial, sendo a principal causa de incapacidade. No Brasil, estima-se uma prevalência de 15,5%, que é um percentual relativamente alto”, afirmou a relatora, deputada Nely Aquino (Podemos-MG).  

A deputada ressaltou que a depressão também está correlacionada com muitos casos de suicídio.

“Conforme dados do Ministério da Saúde, são registrados anualmente no Brasil cerca de 12 mil suicídios, sendo que 96,8% dos casos estavam relacionados com transtornos mentais, sendo a depressão um dos principais”, apontou. 

Para a relatora, o Estado tem papel "inafastável" na prevenção, no tratamento e na proteção das pessoas.  

"Esses dados demonstram claramente que a depressão é um relevante problema de saúde pública, que demanda uma política específica, mas abrangente – que inclua todos os aspectos da vida da pessoa, em especial o trabalho e a escola, de forma a propiciar ambientes mais acolhedores e menos tóxicos para a convivência humana", disse. "O Estado tem o dever de desenvolver instrumentos que permitam melhorias sensíveis na atenção à saúde mental", completou.  (Por Heloisa Cristaldo/Agência Brasil)

Leia também:

Lei Geral reconhece esporte como atividade de interesse social
Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes
Lula vai à Bahia lançar plataforma de orçamento participativo
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor
Renato Casagrande autoriza obras de rodovia em Cachoeiro
Governo reforma prédio do CEET em Bom Jesus do Norte 
Governador inaugura obras de pavimentação em Brejetuba
Himaba inaugura ala com 32 novos leitos de enfermaria
ES investe R$ 60 milhões em obras de água e esgoto em Vitória
Governador Renato Casagrande lança Projeto ES + Competitivo
Governo do Estado lança Plano Estadual de Segurança Escolar

TAGS:
PROJETO DE LEI | CÂMARA | DEPRESSÃO | PREVENÇÃO | SUS