POLÍTICA NACIONAL

Câmara aprova urgência para projeto do arcabouço fiscal

Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto de lei complementar

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

Com a decisão de hoje, ficam dispensadas formalidades e prazos regimentais, como interstícios, permitindo andamento mais rápido do projeto na Casa.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o regime de urgência para o projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para gastos da União, que irá substituir o atual teto de gastos. No total, 367 deputados votaram a favor e 102, contra.

Com a decisão de hoje, ficam dispensadas formalidades e prazos regimentais, como interstícios, permitindo andamento mais rápido do projeto na Casa. Desta forma, a previsão é que o projeto seja votado em plenário já na semana que vem.  

A proposta do arcabouço fiscal foi enviada em abril pelo governo federal ao Congresso Nacional. O relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), apresentou o relatório nessa terça-feira (16) e incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal.

Chamado de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, o projeto prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá contingenciamento (bloqueio) de despesas discricionárias. O texto de Cajado estabelece a adoção, no ano seguinte ao descumprimento, de medidas automáticas de controle de despesas obrigatórias, como a não concessão de aumento real de despesas obrigatórias e a suspensão de criação de novos cargos públicos e da concessão de benefícios acima da inflação.

Caso o descumprimento aconteça pelo segundo ano consecutivo, novas proibições serão acrescentadas às existentes, como o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos).

Segundo Cajado, estará fora dos gatilhos o reajuste real do salário mínimo, com aumento acima da inflação. Inicialmente, havia previsão de também retirar o Bolsa Família do limite de gastos. O deputado explicou que o benefício também estará sujeito às normas gerais para que seja reajustado acima da inflação.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que, com a aprovação da urgência, haverá uma rodada de negociações com as bancadas até a próxima semana, quando o texto deve ser votado em plenário.

Mais cedo, em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o novo arcabouço fiscal está sendo construído de forma a "despolarizar" o país e que tem conversado com parlamentares da base governista e da oposição em busca de apoio ao projeto. (Por Carolina Pimentel/Agência Brasil Com informações da Agência Câmara)

Leia também:

Lula: os ignorantes precisam saber que cultura não é gasto
Com Lei Paulo Gustavo, governo garante R$3,8 bi para cultura
Senado aprova equiparação de milícias e facções a terroristas
Câmara aprova programa para prevenção da depressão
Lei Geral reconhece esporte como atividade de interesse social
Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes
Lula vai à Bahia lançar plataforma de orçamento participativo
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor
Renato Casagrande autoriza obras de rodovia em Cachoeiro
Governo reforma prédio do CEET em Bom Jesus do Norte 
Governador inaugura obras de pavimentação em Brejetuba

TAGS:
CÂMARA | URGÊNCIA | ARCABOUÇO FISCAL | PROJETO | APROVA