EDUCAÇÃO

Curso de libras qualifica trabalhadores do Suas Vitória

Vai começar nesta sexta-feira (3), o 1º Curso de Libras para trabalhadores do Suas Vitória.

Em 02/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

O curso terá a duração de cinco meses e as aulas vão acontecer sempre às sextas-feiras, em duas turmas: às 8 horas e às 13 horas, no Centro de convivência para a pessoa idosa de Jardim da Penha.

Começa nesta sexta-feira (3) o 1º Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Vitória, que realizam atendimento ao público. Promovida pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Serviços de Convivência (GSC), a qualificação tem por objetivo facilitar a comunicação com os usuários que buscam serviços ofertados pela secretaria, garantindo a inclusão da pessoa surda em todos os serviços socioassistenciais.

O curso terá a duração de cinco meses e as aulas vão acontecer sempre às sextas-feiras, em duas turmas: às 8 horas e às 13 horas, no Centro de convivência para a pessoa idosa de Jardim da Penha. As duas turmas totalizam 70 vagas.

As aulas serão ministradas pela instrutora, Luce Matilde Wandermurem Nogueira, e terá Marcilene da Penha Gonçalves como intérprete, que também são trabalhadoras do Suas Vitória alocadas no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD). O foco, nesta primeira etapa, será o conhecimento básico da Libras e as legislações que reconhecem a Língua como meio legal de comunicação e expressão da pessoa surda como garantia de direitos.

A gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, disse que a ação vai facilitar a comunicação com os usuários que buscam atendimento, seja nas 22 unidades do Serviço de Convivência, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos especializados (Creas) ou mesmo no Centro de Referência para a Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop)  ou qualquer outro serviço socioassistencial de Vitória.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou os investimentos realizados na área da Pessoa com Deficiência como o aprimoramento do Sead e a implantação do SAD, preparar nossos profissionais com o curso de libras apresenta nosso cuidado a este público na cidade de Vitória. 

"No ano de 2022, investimos na melhoria dos equipamentos - computadores e aparelhos de telefone celular. Com isso, conseguimos dar respostas mais rápidas às demandas dos usuários e implantar um novo sistema de armazenamento de informações que balizam as ações cotidianas. Agora, estamos capacitando as equipes. É fundamental incluir todas as pessoas e que elas compreendam nossas orientações para terem acesso aos seus direitos", afirmou. (Secom/PMV)

Leia também:

Prouni: inscrições do 1º semestre terminam nesta sexta
Anchieta: Curso de formação de aquaviários abre inscrições
Nova Venécia inicia cursos do Programa Qualificar ES
Prefeitura da Serra está ofertando vagas para curso técnico
Nova Venécia é destaque no ES em crescimento de matrículas
Escola em Cariacica é entregue totalmente reformada
> ​Novos cursos para qualificação de mão de obra em Vila Velha
Prazo de inscrições prorrogadas para o Pré-Enem 2023
Aulas presenciais do Qualificar ES começam nesta terça (28)
Resultado da primeira chamada do Sisu 2023 já está disponível

TAGS:
CURSO | LIBRAS | SUAS | VITÓRIA | TRABALHADORES