EDUCAÇÃO

Nova Venécia é destaque no ES em crescimento de matrículas

Nova Venécia apresentou resultados significativos na evolução do número de matrículas.

Em 01/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMN

Houve aumento em todos os níveis de ensino, com destaque para o atendimento da Educação Especial, com um crescimento de 29,9%, que no ano anterior contava com 214 estudantes, e em 2022 o público dessa modalidade somou mais 64 matrículas, totalizando 278 incluídos na rede.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), tomou conhecimento, no último dia (08), dos dados oficiais das matrículas em 2022 em todo o Brasil, e Nova Venécia apresentou resultados significativos na evolução do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino em relação ao ano de 2021.

Segundo mostra o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), responsável pelo Censo Escolar da Educação Básica, o município teve um aumento de 3,42% no total de alunos da Educação Básica, que em 2021  equivalia a 6.866, passando para 7.101 em 2022, ou seja, 235 novas matrículas.

Houve aumento em todos os níveis de ensino, com destaque para o atendimento da Educação Especial, com um crescimento de 29,9%, que no ano anterior contava com 214 estudantes, e em 2022 o público dessa modalidade somou mais 64 matrículas, totalizando 278 incluídos na rede.

Na Educação Infantil, o município cresceu 19,6%, sendo o número de matrículas em 2021 de 1.772 crianças, elevando-se para 1924, em 2022.

No Ensino Fundamental, o aumento foi de 3,09%. Das 5094 matrículas de 2021, a etapa passou a atender 5.177 estudantes, 83 a mais em 2022. 

Segundo a secretária Municipal de Educação, é preciso registrar o apoio incondicional do prefeito a todo planejamento da Seme.

“Logo no início de 2021, no período mais agudo da pandemia, e, em 2022, apenas um ano após, já temos demonstradas a eficiência da aplicação dos recursos e a efetividade do trabalho realizado”, afirmou.

“Os dados preliminares de programas desenvolvidos pela Secretaria indicam a continuidade do crescimento em 2023. Tudo isso é fruto de muito trabalho de todos. Agradeço a Deus, ao prefeito, à equipe da Seme pela dedicação, a toda equipe escolar pela responsabilidade no atendimento dos alunos, e,  principalmente, agradeço a confiança da população veneciana, por acreditar no nosso compromisso na busca de uma educação de qualidade para todos” comemorou a gestora.

Já o prefeito comemorou muito o empenho da pasta da Educação.

“Com esses dados, Nova Venécia alcançou o 27º lugar dentre os 78 municípios capixabas na evolução do atendimento escolar. É a certeza do dever sendo cumprido em relação  à ‘igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola’. Poderíamos enumerar ações como distribuição de material escolar, qualidade da alimentação, materiais suplementares de apoio pedagógico, a adesão a programas de alfabetização e fortalecimento da aprendizagem, formação continuada em serviço, Busca Ativa Escolar, reestruturação da rede física, entre tantas outras que contribuíram para esse resultado”, disse o chefe do executivo. (Secom/PMNV)

Leia também:

Escola em Cariacica é entregue totalmente reformada
> ​Novos cursos para qualificação de mão de obra em Vila Velha
Prazo de inscrições prorrogadas para o Pré-Enem 2023
Aulas presenciais do Qualificar ES começam nesta terça (28)
Resultado da primeira chamada do Sisu 2023 já está disponível
Inscrições abertas para curso gratuito de língua de sinais
Curso de Empreendedorismo Feminino é sucesso de inscrições 
Alunos da rede de Alfredo Chaves recebem material escolar
Sisu divulga resultado da primeira chamada nesta terça-feira
Secretaria de Educação abre inscrição para Pré-Enem 2023

TAGS:
NOVA VENÉCIA | DESTAQUE | CRESCIMENTO | MATRÍCULAS | ALUNOS