EDUCAÇÃO

Cursos de idiomas: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)

Os estudantes interessados nos cursos têm até esta sexta-feira (18) para fazer a inscrição.

Em 17/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/O Imparcial

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), abriu 6.980 vagas para os cursos, por meio do Edital nº 08/2022.

Os estudantes interessados nos cursos de Inglês ou Espanhol, que serão oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), têm até esta sexta-feira (18) para fazer a inscrição, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico https://selecaoaluno.es.gov.br/Idiomas/. Podem se candidatar os alunos matriculados na 1ª ou na 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), abriu 6.980 vagas para os cursos, por meio do Edital nº 08/2022.

Serão classificados os candidatos com maior pontuação, por CEI e categoria de reserva de vagas. A classificação do candidato irá considerar a soma dos elementos abaixo:

- Ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ou equivalente, em escola pública – pontuação atribuída: 20;

- Estar matriculado na 1º ou na 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual em 2022 – pontuação atribuída: 30;

- Estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico) – pontuação atribuída: 30;

- Residir em região atendida pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida – pontuação atribuída: 20.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 25 de março de 2022, no site da Sedu, a partir das 17 horas.

O período de matrícula será de 28 de março a 01 de abril de 2022, na secretaria da escola que o CEI escolhido no ato da inscrição está localizado. No ato da matrícula, o candidato classificado e seu representante legal (para estudantes com idade inferior a 18 anos) deverão comparecer ao CEI, portando:

- Documento de identidade ou outro documento oficial do candidato;

- Termo de compromisso, disponível no Anexo II do Edital, assinado pelo candidato ou pelo seu representante legal (com idade inferior a 18 anos);

- Comprovante do CADúnico, caso o estudante possua, retirado exclusivamente no endereço eletrônico (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao);

- Comprovante de residência em nome do candidato ou do seu responsável legal. Caso o comprovante esteja em nome de terceiro, este deverá estar acompanhado de declaração assinada pelo titular, atestando que o candidato reside naquele endereço.

Confira a tabela de vagas:

Alunos que não concluíram o curso no CEI:

Os estudantes matriculados nos CEIs por meio do Edital nº 06/2020, e que continuam regularmente matriculados na Rede Estadual deverão se inscrever no Edital nº 08/2022, como forma de garantia da vaga, independentemente da série que estiverem cursando. Ou seja, o estudante que se matriculou no ano de 2020 e ainda está cursando o Ensino Médio, deverá realizar sua inscrição no link https://selecaoaluno.es.gov.br/Idiomas/ para garantir a continuidade de seus estudos no CEI.

Já os alunos que não estão mais na Rede Estadual podem solicitar a declaração até o nível cursado. Para isso, é necessário que envie para o e-mail: idiomas@sedu.es.gov.br as seguintes informações: nome completo, série que cursou, nome do curso, ano de início e o ano de fim. (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Aracruz anuncia inscrições do curso de redação para o Enem
Serra entrega notebooks aos professores da rede municipal
Cariacica realiza workshop ‘Análise de Dados e Intervenções’
Estudantes poderão escolher a área avaliada no novo Enem
Vitória regulamenta atuação de equipe na Educação Especial
Parceria com Polícia Ambiental promove formação de alunos
Prefeitura de Vitória chama 100 profissionais para a Educação
USP oferece curso gratuito de programação para meninas
Educação de Vitória é destaque no Connected Smart Cities
Casagrande autoriza obras de ampliação de escolas na Serra

TAGS:
SEDU | CURSOS | ESTUDANTES | INSCRIÇÕES | IDIOMAS