CIDADE

​Defesa Civil busca parceria com UFES para sistema de alerta

A COMPDEC de Vila Velha visitou o CEPEDES da UFES para discutir sobre a criação do sistema

Em 16/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’Isep, reforçou que o objetivo é concluir esta etapa antes de novembro, mês historicamente mais chuvoso no município.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Vila Velha visitou o Centro de Extensão e Pesquisas sobre Desastres do Espírito Santo (CEPEDES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para iniciar a discussão sobre a criação de um sistema de alerta voltado aos períodos de chuva.

A possibilidade é de assinatura de um futuro Acordo de Cooperação Técnica, para desenvolvimento de sistemas de alerta às pessoas que vivem nos setores de risco monitorados em Vila Velha. Na oportunidade, foi apresentado ao professor drº Celso Goulart o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), atualizado este ano. Foi ressaltado também que, no período de menor incidência de chuvas do ano, a COMPDEC estará realizando o cadastramento de todas as famílias residentes nos 103 Setores de Risco identificados, além de monitorar a evolução do grau de risco destes setores. 

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’Isep, reforçou que o objetivo é concluir esta etapa antes de novembro, mês historicamente mais chuvoso no município e, paralelamente, preparar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e implantar sistemas de Alertas específicos para essas áreas.

O prof. Dr. Celso Goulart destacou a importância da aproximação das defesas civis municipais com a Academia, e avalia que o CEPEDES-UFES poderá cooperar de forma efetiva com a COMPDEC-VV, no sentido de desenvolver sistemas de alerta para os períodos de chuvas. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Projeto Van da boa energia percorre comunidades de Vitória
Serra realiza Semana Municipal das Juventudes entre 18 e 25
Desenvolvimento urbano realiza capacitação de servidores
Viana oferece curso de capacitação de bombeiro hidráulico
Detran inicia implantação de ciclovias no município de Aracruz
GGIM: Serra volta a contar com o Observatório de Segurança
Prefeitura de Vitória anuncia pacote de R$ 1 bilhão até 2024
Serra mais iluminada com novos pontos de iluminação pública
Biblioteca Municipal amplia acervo em formato acessível
Linhares registra queda de quase 50% nos casos de dengue
Projeto da EDP vai distribuir lâmpadas LED a moradores Viana

TAGS:
VILA VELHA | DEFESA CIVIL | CHUVAS | UFES | PARCERIA